Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargador Valdir Carvalho comparece à posse de novo desembargador no TRF-5

O juiz federal Edvaldo Batista da Silva Júnior tomou posse na tarde desta quarta-feira (24/5) como o mais novo desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Promovido pelo critério de antiguidade, o magistrado – titular da 10ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco – assumiu a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Carlos Rebêlo Junior e atuará na Primeira Turma e na Segunda Seção do Tribunal. A solenidade de posse foi realizada no fim da tarde, no edifício-sede da Corte, no Recife. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, e prestigiada por diversas autoridades civis e militares. O desembargador do trabalho Valdir José Silva de Carvalho representou o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região na solenidade.

Compuseram a mesa de honra, ao lado de Braga, a procuradora-regional da República Isabel Guimarães da Câmara Lima, representando o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região, Rafael Nogueira; a procuradora-geral do Estado de Pernambuco, Bianca Teixeira, representando a governadora, Raquel Lyra; o prefeito do Recife, João Campos; o deputado estadual Mario Ricardo Santos de Lima, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Álvaro Porto; o desembargador Valdir Carvalho, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargadora Nise Pedroso; e o advogado Marcio Jose Alves, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB/PE).

Perfil – Nascido em Caruaru (PE), Edvaldo Batista da Silva Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1985, e cursou especialização em Direito Penal, concluída em 1999, no Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal / Universidade de Brasília (UnB).

O novo integrante do TRF5 iniciou sua carreira jurídica como advogado (desde 1986) e procurador da Fazenda Nacional (a partir de 1987). Deixou as duas atividades em 1991, quando ingressou no Ministério Público Federal (MPF), ocupando o cargo de procurador da República. Sua passagem pelo órgão durou apenas alguns meses – em outubro daquele ano, ingressou na magistratura como juiz federal substituto.

Promovido a juiz federal titular em junho de 1992, Batista construiu sua carreira na Seção Judiciária de Pernambuco, onde foi vice-diretor do Foro, de janeiro de 1994 a janeiro de 1995, e diretor do Foro, de janeiro de 1995 a janeiro de 1996. O magistrado também foi presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais, entre abril de 2002 e abril de 2004.

Álbum de fotos

Texto (adaptado): Divisão de Comunicação Social do TRF-5 / Fotos: Juliana Galvão