Publicada em 31/05/2023 às 11h23 (atualizada há 31/05/2023 - 11:31)
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região Paulo Alcantara recebeu representantes de diversas entidades ligadas no enfrentamento ao tráfico de pessoas no estado. O encontro ocorreu na manhã dessa terça-feira (30/5), na sala de reuniões da Presidência do TRT-6, no Bairro do Recife, e também contou com participantes por videoconferência.
Na pauta, o estabelecimento de um termo de cooperação técnica-científica entre as instituições, a formalização do grupo de trabalho e a criação de uma identidade visual para o programa. A reunião serviu, ainda, para discutir a programação de algumas ações, como a viabilização de um curso a distância (EaDoc) sobre o tema e a realização do II Workshop Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco.
O encontro foi articulado pelo desembargador Paulo Alcantara, que é representante da Justiça do Trabalho no Comitê Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas, do CNJ. Participaram presencialmente Emerson Diniz e Wladimir Reis, da GTP+; Vanessa Pedroso, da Unicap; Mona Mirella, da Cáritas; Josineide Silva, da Gestos; Juliana Sá e Mona Lisa, da Heal Trafficking; e Camilla Barros, assessora de gabinete do TRT-6. E por videoconferência, Anália Ribeiro, da Freedom Fund; Débora Tito, do MPT-PE; e Beatriz Correa, da UFPE.
Em Pernambuco, de 2012 a 2019, foram registradas mais de 100 denúncias de trabalho escravo e tráfico de pessoas no Disque 100. Do total de casos, 62% estão associados ao trabalho escravo e parte têm ligação com exploração sexual e comercial, inclusive envolvendo crianças e adolescentes. Saiba mais.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Fábio Nunes / Foto: Roberta Mariz