Publicada em 24/07/2023 às 16h15
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou, nesta segunda-feira (24/7), uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Região Metropolitana, e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). O objetivo é evitar a paralisação dos ônibus da Região Metropolitana do Recife – anunciada para a quarta-feira (26/7) – ou a proposição de um dissídio coletivo. Após dialogarem por cerca de duas horas, as partes concordaram em continuar as negociações em nova audiência a ser realizada amanhã (25/7), na sede do TRT-6, no Bairro do Recife.
Autor da iniciativa do encontro, o desembargador Fábio Farias conduziu a audiência, na busca de encontrar uma solução consensual entre trabalhadores e trabalhadoras e empresas de transporte urbano. “Nossa preocupação foi possibilitar um espaço de diálogo. Não podemos ficar assistindo a uma greve se formar sem tomarmos alguma iniciativa, afinal, esse é o principal papel da Justiça do Trabalho: o da pacificação social", pontuou o magistrado. É importante frisar que não existe um processo instaurado, as tratativas são espontâneas.
O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco também esteve presente, com a procuradora Maria Roberta Melo da Rocha. Pelo lado do Sindicato dos Trabalhadores, participaram o presidente, Aldo Lima, e as advogadas Raquel Sousa e Thaisa Campos. Já pela Urbana-PE, estava o presidente, Luiz Fernando Bandeira de Mello, e o advogado Fernando Montenegro.