Publicada em 31/07/2023 às 10h58 (atualizada há 31/07/2023 - 10:59)
Durante a visita ao Fórum de Petrolina, no sertão pernambucano, o corregedor regional, Fábio Farias, reuniu-se com magistradas e magistrado, e com todos os servidores e servidoras ali lotados, para uma conversa sobre o funcionamento do Tribunal, a importância de partilhar experiências e projetos futuros para o Regional. Na ocasião, foi realizada uma breve explanação acerca do Projeto do TRT da 15ª Região, denominado “Especializa&Equaliza”, o qual motivou visita de comitiva deste Regional para conhecer o projeto, que tem como objetivo montar secretarias conjuntas, especializando as atividades por fases processuais, para então reduzir o volume de serviço de cada servidor/a e aumentar o grau de expertise.
No mesmo dia, foi realizada correição na 2ª Vara do Trabalho de Petrolina, na qual, além do corregedor, da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e servidoras e servidores que integram a equipe da Corregedoria, estavam presentes a juíza titular, Ana Cristina Argolo de Barros, a diretora de secretaria, Clenilda Vera de Aguiar Boareto, e demais servidoras e servidores da unidade correicionada.
Enquanto o corregedor atendia pessoalmente a magistrada titular, a secretária e demais auxiliares da Corregedoria revisavam os dados coletados com a diretora, prestando esclarecimentos, recomendações sobre procedimentos.
Em seguida, foi realizada a leitura do resumo da Ata de Correição pela secretária, destacando-se os prazos médios da Unidade “do ajuizamento da ação até a prolação da sentença”; “do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência”; “da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução”; e “do início ao encerramento da liquidação”; vez que se encontram abaixo das médias do regional, dos tribunais de médio porte, e da média nacional.
Ainda, em comparativo com o lapso anterior, observou-se melhoria da Vara nos seguintes aspectos: aumento de 69 sentenças prolatadas; quanto à quantidade de processos pendentes de solução na fase de conhecimento, houve redução em 2; e redução de 10 dias na fase de liquidação.
Verificou-se também que a Vara atingiu as Metas 2, 3 e 5, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2022 e as metas IAD e TMDP1c instituídas por este Regional.
Quanto ao Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), que dispõe de cinco mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho), notou-se que a unidade progrediu, em comparação ao lapso anterior, quanto ao acervo, taxa de congestionamento e força de trabalho.
Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todas e todos presentes, ocasião em que a juíza titular e a diretora manifestaram seus agradecimentos às servidoras e servidores da Vara do Trabalho e da Corregedoria, destacando a diretora que o bom resultado alcançado pela Unidade é fruto do trabalho em equipe.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Cortesia (Corregedoria)