Publicada em 11/12/2023 às 16h00 (atualizada há 11/12/2023 - 16:00)
O corregedor regional, desembargador Fábio André de Farias, realizou, no último dia 7 de novembro, correição ordinária na 24ª Vara do Trabalho do Recife. Em virtude da suspensão, por prazo indeterminado, das atividades presenciais no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, a equipe da Vara foi recebida no Gabinete da Corregedoria.
Na ocasião, compareceram, além do desembargador, da Secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e demais servidores e servidoras que integram a equipe da Corregedoria, a juíza titular, Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, o juiz substituto, Leandro Fernandez Teixeira, a juíza auxiliar da Corregedoria, Renata Conceição Nóbrega Santos, demais servidoras e servidores lotados na 24ª Vara do Trabalho do Recife, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, Alexandra Vilela, e o Sr. José de Castro Neto, membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PE.
Na leitura do resumo da Ata de Correição houve destaque especial para os seguintes prazos médios, por estarem abaixo da média do Regional, das Varas da Capital e da média nacional: do ajuizamento da ação até a prolação da sentença (147 dias); do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência (125 dias); da 1ª audiência até o encerramento da instrução (29 dias); do início da liquidação até seu encerramento (50 dias); do início da execução até seu encerramento (56 dias); e do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo (171 dias).
Apurou-se, ainda, que a unidade atingiu a meta 1 estabelecida pelo CNJ para o ano de 2022, e a meta Tempo médio de fase de conhecimento (TMDP) instituída por este Regional, ficando ressalvado que a aferição das Metas 2, 3 e 5 do CNJ foi prejudicada, uma vez que a Unidade foi criada em julho de 2022.
Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que a juíza titular agradeceu à Corregedoria pela ajuda prestada à Vara mediante um olhar humanizado na nova gestão. O juiz substituto, Leandro Fernandez Teixeira, ratificou o agradecimento à Corregedoria, ao pensar na eficiência com humanização, bem como agradeceu à equipe pela harmonia no trabalho. Por sua vez, a diretora de Secretaria, Arminda de Albuquerque Ferraz, verbalizou agradecimentos aos magistrados, a toda a equipe da Unidade, e, ainda, à atuação dos Núcleos de Justiça 4.0 deste Regional.
A Presidente da AATP ressaltou o trabalho desenvolvido por este Tribunal e a gestão implementada pelo corregedor, que está sendo muito bem aceita pela advocacia, e no tocante à 24ª Vara do Trabalho do Recife, pronunciou agradecimento à equipe pelo bom trabalho prestado, mesmo com as condições adversas pela ausência do prédio.
De igual forma, o desembargador corregedor proferiu elogios à equipe e à magistrada e ao magistrado da Vara do Trabalho, bem como às integrantes e aos integrantes da equipe de correição deste Regional.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6