Publicada em 19/12/2023 às 10h43
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 7 de dezembro, as últimas correições ordinárias presenciais do ano na 2ª Vara do Trabalho de Caruaru e no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau de Jurisdição – CejuscJT/1º Grau de Caruaru.
Participaram da correição a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho e coordenadora do Cejusc-Caruaru, Regina Maura Maciel Lemos, a juíza substituta compartilhada, Liliane Mendonça de Moraes Souza, o diretor da 2ª VT, Jose Augusto Nogueira Gomes (atual diretor de execução na Secretaria Conjunta de Caruaru), o conciliador-chefe do Cejusc-Caruaru, Allan Cavalcante Bezerra da Silva, e demais servidoras e servidores que compõemas unidades.
Vale destacar que, em razão da instalação da Secretaria Conjunta das Varas do Trabalho de Caruaru/PE pelo Ato TRT6-GP n.º 589/2023, em 20.09.2023, foi adotado o parâmetro de 31.08.2023 para apuração dos dados estatísticos do sistema e-Gestão.
Na leitura do resumo da ata da 2ª Vara do Trabalho de Caruaru, destacaram-se os seguintes prazos médios, por estarem abaixo das médias do Regional, nacional, e das Varas do Agreste: do ajuizamento da ação até a prolação de sentença (134 dias); do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência (63 dias); da realização da 1ª Audiência até o encerramento da instrução (65 dias); da conclusão até a prolação da sentença (22 dias); do início da liquidação até seu encerramento (95 dias); do início da execução até seu encerramento (489 dias); e do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo (718 dias). Ressaltou-se ainda que a vara atingiu as Metas 1, 2 e 5 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2022 e que, no que se refere ao Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), no âmbito deste Regional, em relação ao período de 1º/01/2022 até 31/12/2022, a 2ª VT de Caruaru progrediu em relação ao mesoindicador celeridade.
Já na leitura da ata do Cejusc-Caruaru, destacou-se que, com a instalação da Secretaria Conjunta, a unidade passou a realizar todas as audiências iniciais das três varas trabalhistas da cidade, o que corresponde, atualmente, à sua maior demanda de trabalho, já que, só em 2023, foram distribuídas mais de 3.000 ações naquele fórum. Assim, são incluídos em pauta, em média, 90 processos por semana. Apurou-se também que, no período 1º/01/2023 a 30/09/2023, o percentual de casos conciliados foi de 48,49%, o que representou um total de R$14.824.282,74 (quatorze milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, duzentos e oitenta e dois reais e setenta e quatro centavos) pagos em acordos.
Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que a juíza titular da 2ª VT e Coordenadora do Cejusc ressaltou a qualidade e harmonia da equipe da VT, bem como frisou a boa estrutura do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau de Jurisdição, agradecendo a dedicação de todas e todos que atuam nas unidades.
A juíza substituta compartilhada, por sua vez, reiterou os agradecimentos a todos e todas pelo empenho na mudança implementada com a Secretaria Conjunta, ressaltando o aumento da produtividade e a redução dos prazos médios com a realização das audiências iniciais pelo Cejusc. Destacou ainda que a 2ª VT de Caruaru sempre foi um exemplo de gestão.
O diretor da Secretaria da 2ª VT afirmou que a equipe já veio de um bom contexto de trabalho, de harmonia, além de ser bastante dedicada, e que os melhores resultados ainda estão por vir. Agradeceu às juízas pela confiança no seu trabalho e ao corregedor pela aproximação com os servidores e servidoras. Agradeceu, ainda, a parceria com o Cejusc, e, por fim, registrou que o servidor Ronaldo Cordeiro Brandão, que pediu aposentadoria, fará muita falta, desejando-lhe felicidades nesta nova etapa de vida.
Por sua vez, o coordenador Allan Cavalcante Bezerra da Silva, agradeceu às três Varas do Trabalho de Caruaru pela parceria, inclusive no tocante aos Acordos Extrajudiciais, que aumentaram a confiança da comunidade local no trabalho desenvolvido, agradecendo também às servidoras lotadas no Cejusc pelo excelente trabalho.
O desembargador Fábio Farias, ao encerrar a reunião, verbalizou agradecimentos às servidoras e aos servidores da Unidade, notadamente a Ronaldo Cordeiro Brandão, que está se aposentando, pelos mais de 30 anos de serviços prestados à Justiça do Trabalho. Agradeceu também a acolhida, registrando que se tratava da última correição realizada no ano de 2023, e que atingiu o objetivo de realizar todas as correições ordinárias e conhecer a maioria dos servidores e juízes do Regional, além de todos os prédios que abrigam as unidades jurisdicionais.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6