Publicada em 22/03/2013 às 09h00
Nesta sexta-feira (22/03), o presidente do TRT6, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, foi até Goiana para conversar com o prefeito, Fred Gadelha, sobre a doação do terreno que será destinado à construção do novo fórum do município, com previsão de funcionamento de seis a oito varas. Participaram da reunião a corregedora do Tribunal, desembargadora Virgínia Malta Canavarro, o vice-presidente, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, o desembargador Valdir Carvalho, presidente da terceira turma do TRT-PE, e o juiz auxiliar da presidência, Virgínio Benevides.
No encontro, o presidente reforçou a urgência do início da construção: “A instalação das varas é premente, temos pressa em viabilizar o polo jurídico, com o intuito de nos prepararmos para receber a grande demanda processual.” A preocupação do presidente, Ivanildo Andrade, decorre da previsão do aumento de ações trabalhistas naquele município, com o desenvolvimento que advirá da instalação da cidade planejada Northville, e dos empreendimentos que vão funcionar naquelas imediações.
Na área reservada para a cidade planejada, haverá três bairros, shopping center, centro logístico, hotel, centro empresarial, além de hospital e centro educacional, posto policial, UPA, área esta decorrente da instalação de indústrias farmacoquímicas, automotivas e de um polo vidreiro. Desde já, com a construção civil dos três polos e, posteriormente, com o funcionamento dessas indústrias, serão gerados cerca de 19 mil empregos diretos e indiretos. Os empreendimentos vão importar um aumento significativo das demandas trabalhistas naquela região, como pontua Ivanildo Andrade: “Precisamos nos preparar para assegurar à população de Goiana uma efetiva e célere prestação jurisdicional”.
Após encontro na Prefeitura, os dirigentes do TRT, acompanhados do prefeito, foram até o terreno, e conversaram com Pedro Pessoa Lacerda, sócio do Consórcio Paradigma e responsável pela obra. Na oportunidade o sócio apresentou o projeto e mostrou a área reservada às unidades trabalhistas. No final da manhã, o desembargador aproveitou a viagem para visitar as instalações da vara de Goiana e cumprimentou o juiz substituto auxiliar Walmar Soares Chaves, que está no exercício da titularidade da vara, no lugar do juiz auxiliar da presidência, Virgínio Benevides.
No dia 01/04 ficou agendada na sede do Tribunal uma reunião com os dirigentes do TRT6 e a diretoria do Consórcio Paradigma, para uma apresentação oficial do projeto da cidade planejada e do polo jurídico. No ano passado, Goiana registrou o número de 2.567. Com o fórum, o TRT6 pretende instalar um quantitativo de varas compatível com a expansão prevista dessas relações de trabalho.