Publicada em 25/02/2013 às 09h00
Com aulas ministradas na quinta e sexta-feira, 21 e 22, o Módulo I do Workshop do Grupo Focal II referente ao Programa de Gestão por Competência, desenvolvido pela Seção de Avaliação e Acompanhamento Funcional (SAAF) se encerrou com a participação de 29 servidores.
O programa de capacitação continuada, já em execução, tem foco nas habilidades pessoais e conhecimentos técnicos dos servidores participantes: “O conceito de competência envolve o conhecimento técnico, a habilidade e a atitude. É preciso considerar esses aspectos de forma complementar, relacionando, ainda, as competências dos cargos que os profissionais ocupam, para que estes sejam estimulados a desenvolver suas potencialidades”, argumenta Luci Matias, do grupo de trabalho do projeto e servidora do SAAF.
Com a meta de implementar o Sistema de Gestão por Competências em 100% das funções gerenciais do TRT6 até julho, o curso contou com o professor Mauricio Xavier, executivo com experiência em soluções para as áreas de Gestão Empresarial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Marketing e Vendas, que explicou que a metodologia utilizada percorre 10 etapas, iniciando com um comitê de gestão para aprovação de todo o planejamento, passando pela escolha de cargos e funções do Tribunal a participar e, em seguida, a criação de grupos focais. “Posteriormente, estrutura-se todo o sistema de avaliação de competências, para então conceber o sistema de treinamento, dar o feedback ao participante, para, finalmente, proceder à implantação do sistema de treinamento”, concluiu o professor.
Para Erika Gusmão, assessora da Diretoria-Geral, “O treinamento de gestão por competência veio num momento ideal, pois cada um está refletindo sobre o que cabe a cada unidade.”
O Módulo II, próxima fase do programa, vai se realizar nos dias 06 e 07 de março.