Publicada em 06/06/2011 às 09h00
O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região realizou nesta segunda-feira (6) a abertura da Semana do Meio Ambiente, coordenada pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental, que se estende até a próxima sexta-feira (10).
Na palestra inicial, Como Descartar Corretamente os Resíduos Eletrônicos, Domingos Sávio de França, diretor do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), destacou a importância de realização de um descarte adequado dos equipamentos eletroeletrônicos e de informática, considerados resíduos perigosos. Também alertou sobre a necessidade de todos cuidarem do planeta. Segundo ele, “o conceito de cidadania hoje é o de ecocidadão.” Isso tendo em conta que, em quarenta anos, a população do planeta mais do que dobrou e a expectativa de que, no próximo dia 30 de outubro, haja sete bilhões de pessoas no mundo.
Voltado para a formação profissional de jovens, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é uma das entidades que está participando da Semana do Meio Ambiente do TRT6. O CRC realiza um importante trabalho de inclusão digital, oferecendo cursos de computação para adolescentes e jovens de comunidades carentes. Nos cursos os alunos aprendem a recondicionar computadores doados por pela iniciativa privada, órgãos públicos e pessoas físicas, os quais são encaminhados a outras instituições que se dedicam à atividade de inclusão digital. Atualmente o CRC atende a 180 alunos, 150 atuando no recondicionamento de computadores e 30 participando de cursos diversos.
Pertencente à Ordem Marista, o Centro de Recondicionamento de Computadores fica localizado na Avenida da Recuperação, 3510, no bairro de Dois Irmãos (ao lado do viaduto Dois Irmãos). Contatos podem ser feitos pelo telefone 3441-14528.
Até amanhã (07), este Regional recebe computadores e equipamentos de informática inservíveis (CPUs, mouses, teclados, monitores, impressoras, scanners), os quais serão entregues ao Centro de Recondicionamento de Computadores. As doações podem ser feitas no térreo do prédio-sede, próximo à antiga reprografia.
A Semana do Meio Ambiente está na terceira edição, pela primeira vez tem atividades ocupando toda a semana (nas edições anteriores, as atividades eram concentradas em um único dia). Proposta da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, a iniciativa de aumentar a programação foi acolhida pelo Tribunal com entusiasmo.
Na tarde de hoje, haverá a Campanha para Descarte Adequado do Óleo de Cozinha. Amanhã (7) continua a doação de equipamentos de informática usados para CRC/Marista e será realizado o Treinamento sobre Coleta Seletiva Solidária para os funcionários que atuam na limpeza e conservação do TRT6.