Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

PALESTRA SOBRE PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL ABRE SEMANA DE MUSEUS

Desembargadora Eneida Melo e desembargador Pedro Paulo na abertura do evento

No dia 15 de maio, dando continuidade aos eventos promovidos pelo Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, em comemoração à décima primeira Semana Nacional de Museus, o vice-presidente do Tribunal do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, abriu as palestras enfatizando o papel da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e suas adaptações ao longo desses 70 anos de vigência. Em seguida, convidou a desembargadora do TRT-PE, Eneida Melo Correia de Araújo, a participar do ciclo de palestras, para discorrer sobre o tema “A Importância da Consolidação das Leis Trabalhistas no Brasil e a preservação do acervo documental do TRT-PE".

A desembargadora destacou que "A CLT é o documento do sujeito trabalhador, é nela que o trabalhador pode ter assegurada a sua integridade física e moral, através do acervo documental temos ideia desse respeito aos direitos ao longo da história". A desembargadora disse que a função de preservar o acervo é transmitir a quem é interessado, no caso os trabalhadores, a história, a cultura contida e conservada pelo Memorial do Tribunal.

Eneida Melo destacou a importância do acervo documental

A chefe do Memorial do TJPE, professora Mônica Pádua, tratou a respeito do acervo documental e a experiência museal do memorial. "A documentação vai sendo arquivada, nunca houve eliminação dos arquivos das comarcas, o acervo é reconhecidamente importante para busca histórica", disse. Ao final da tarde, a diretora do Centro de História do Brasil (CEHIBRA), Dra. Cibele Barbosa, falou sobre os acervos do Centro e sua importância como fonte para a História. Estiveram presentes o magistrado italiano, professor Giancarlo Perone, a professora de relações jurídicas da UFMG, Maria Rosária Barbato, o presidente da Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (AAPJUSTRA), Antônio Marcelino Filho, a juíza do trabalho do TRT6, Carmen Richlin, alunos da Escola Técnica Agamenon Magalhães acompanhados da professora Ana Alice Rocha, além de servidores do Regional e outros convidados.

Professora Mônica Pádua

As atividades, que estão sendo coordenadas pela professora Marcília Gama, gestora documental do TRT-PE, continuam nesta quinta-feira com a palestra “O sindicalismo em Pernambuco nos idos do período militar”, no Memorial da Justiça do Trabalho, na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, no Recife.

Coordenadora de gestão documental, Marcília Gama