Publicada em 06/08/2013 às 10h55 (atualizada há 06/08/2013 - 11:02)
Os Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) receberam, na sessão do Pleno desta manhã (06/08), a Procuradora do Trabalho e titular da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação do Trabalho) Melícia Carvalho Mesel. A representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco veio apresentar o PCD Legal, uma biblioteca virtual sobre direitos trabalhistas, com conteúdo amplamente acessível a pessoas com deficiência.
A procuradora explicou que o PCD Legal é um projeto da Coordigualdade que visa a aproximar o MPT e a sociedade, oferecendo conhecimento sobre temas importantes para o desenvolvimento da cidadania. Abordando o preconceito por que passam as pessoas com deficiência, destacou que a discriminação “não é apenas fruto do desconhecimento da legislação mas, principalmente, da falta de vontade de olhar e tratar dessas pessoas com os mesmos direitos e anseios que as outras, que desejam exercer uma cidadania plena”.
O site disponibiliza as informações em áudio, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e texto, com base na cartilha “Ministério Público do Trabalho e os Direitos dos Trabalhadores”. A biblioteca virtual também permite a interação com a informação mesmo sem conexão com a internet: todo o conteúdo é oferecido para download no formato que o usuário desejar, de modo a possibilitar a consulta quando lhe for conveniente. Outro exemplo dessa facilidade de alcance é a adaptação do projeto a vários dispositivos: computadores, tablets ou smartphones.