Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

ESCOLA JUDICIAL REALIZA CURSO SOBRE PJe

Fotos: Stlela Maris

Equipe da EJ diurante a abertura do evento

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJTRT6) retomou, nesta segunda-feira (03), os treinamentos em Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com a abertura do curso “Formação de Facilitadores de Aprendizagem – Ferramentas do Sistema PJe-JT”, a Escola deu início as capacitações previstas para este ano.

Dividido em dois módulos, o curso é oferecido a servidores das Varas do Trabalho de Garanhuns, Belo Jardim, Pesqueira, Catende, Goiana e Timbaúba, municípios onde o PJe vai ser instalado ainda neste semestre. De 03 a 07 de fevereiro, o grupo será capacitado sobre as ferramentas do novo sistema e, de 10 a 14, receberá um treinamento didático-pedagógico. O objetivo é que os facilitadores auxiliem, nas suas respectivas varas, a capacitação dos demais servidores.

Durante o evento de abertura, a secretária-executiva da EJTRT6, Verônica Cavalcanti, deu as boas-vindas aos novos alunos: “Sejam bem-vindos. Aproveitem o curso e tenham ótimas duas semanas”, disse. Ela destacou, ainda, que os dois instrutores, Henrique Beça e José Augusto Gomes, participaram dos projetos-pilotos de capacitação desenvolvidos pela Escola.

Analista Judiciário lotado na 1ª VT de Igarassu, a primeira vara a receber o PJe,  Henrique frisou que pretende dividir a sua experiência com os participantes do curso. O instrutor Jóse Augusto, diretor de secretaria da 2ª vara de Caruaru, onde foi iniciado o projeto de Educação a Distância (EaD), destacou a importância do curso para a implantação do novo sistema processual: “O curso é extremante importante para o desenvolvimento e a  implantação do PJe. Dentro da Gestão por Competência, o conhecimento é a primeira parte, tem ainda a habilidade e a atitude, e a Escola está proporcionando o conhecimento”, avaliou.     

Chefe da Seção de Educação a Distância, Mário de Assis reforçou a importância de os professores do curso também serem capacitados como facilitadores de aprendizagem: “Henrique e Augusto têm a base teórica e a vivência. Vão ser os multiplicadores e terão o apoio da Escola nesse caminhar”.

Juiz Agenor Martins conduz o íncio da capacitação

No decorrer do evento, o coordenador da EJTRT6, juiz Agenor Martins, destacando que Pernambuco está tendo uma transição tranquila para o PJe, ressaltou que o sistema abrange vários membros: “O PJe envolve todos os segmentos que formam a Justiça do Trabalho na 6ª Região e no Brasil. Além do TRT, envolve, por exemplo, o Ministério Público, a  OAB, os advogados”, salientou.

Terminada a capacitação, os demais servidores das seis varas que irão instalar o PJe receberão treinamento, por videoconferências, no próprio ambiente de trabalho. Até maio, serão realizadas 10 sessões, contando sempre com a presença e a monitoria dos facilitadores locais.