Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

COMEÇA PRIMEIRA FASE DO PROGRAMA TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA

fotos Stela Marys

Juiz Abner Apolinário (TJPE) fala para docentes da rede estadual de ensino

Na manhã dessa terça-feira (25), começaram os trabalhos da primeira fase do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), com a capacitação de docentes da rede estadual de ensino, no auditório da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AmatraVI).

O TJC é composto por três ciclos: “Implementação do Projeto e Período de Formação”. “Tira-Dúvidas” e “Culminância”. A primeira etapa está sendo realizada com três encontros, onde os educadores e gestores das escolas atendidas participam de uma capacitação com magistrados, e recebem materiais de apoio para ajudar na abordagem em sala de aula.

Durante a capacitação, na terça-feira (25), o representante da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, advogado Hugor Vitor, falou aos participantes sobre direito trabalhista, abordando a questão do menor aprendiz, com seus direitos e obrigações.

O juiz de direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Abner Apolinário abordou, nesta quarta-feira (26), o poder do discurso e a força da palavra do professor na formação pessoal dos estudantes. O juiz comentou, também, os principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na quinta-feira (27), encerrando esta etapa de formação, o presidente da AmatraVI, juiz André Luiz Machado, falará sobre o tema do programa para este ano, “50 anos do Golpe Civil-Militar: renovar intenções e ações com trabalho, justiça e cidadania para fortalecer a democracia”.

Professora Josemar Barbosa está cuidando da coordenação pedagógica do TJC

Este ano, o programa deve atingir 2.400 alunos. Segundo a coordenadora pedagógica do TJC, Josemar Barbosa, que também é professora da rede estadual de ensino, a expectativa é que aja um desdobramento para uma ação mais cidadã. “Pretendemos expandir as atividades para fora da escola, onde os alunos possam efetivar ações concretas junto à comunidade, registrando tudo em documentários”, destacou.

O Tira-Dúvidas, período de visita às escolas, começará em abril e contemplará as seguintes instituições: Escola Padre Nércio, no bairro Linha do Tiro, Escola Pedro Augusto Carneiro Leão, em Beberibe, Escola Aníbal Fernandes, em Santo Amaro, Escola Gabriela Mistral, no Alto do Pascoal, Escola São José Sport Club, em Nova Descoberta, e Escola Ageu Magalhães, em Casa Amarela. A terceira e última fase (Culminância) acontecerá em novembro, em local ainda a ser definido.

Com a finalidade de despertar alunos da rede pública para os seus direitos e deveres como futuros trabalhadores, o TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolvida desde 2005 no Estado pela AmatraVI, com acoordenação regional da juíza do Trabalho, Carmen Richlin, e que também conta com o apoio do Tribuna Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE). O programa já atendeu mais de 35.000 alunos do ensino fundamental nos anos finais e do ensino médio.