Publicada em 03/09/2014 às 18h00 (atualizada há 04/09/2014 - 08:17)

Presidente em exercício do TRT-PE, desembargador Pedro Paulo, e presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE, assistente Renatto Pinto
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), no exercício da Presidência, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, participou da solenidade de assinatura do protocolo de cooperação técnica entre o TRT-PE, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A solenidade aconteceu no TJPE e contou com a presença dos desembargadores Frederico Ricardo de Almeida Neves, presidente do TJPE; Fausto de Castro Campos, presidente do TRE; Fernando Eduardo de Miranda Ferreira, 2º vice-presidente do TJPE; do conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal, presidente do TCE-PE; do senhor Marcelo Brito Carneiro Leão, vice-reitor da UFRPE; e do senhor Alandeives Almeida Souto, diretor geral e presidente do comitê de sustentabilidade do TJPE.

Protocolo de cooperação técnica assinado pelo desembargador Pedro Paulo Nóbrega
"Os efeitos positivos deste protocolo serão sentidos no futuro, e seu resultado será a consciência da manutenção de um meio ambiente propício para o desenvolvimento de um melhor trabalho. Uma das grandes providências que foram tomadas ultimamente no TRT-PE diz respeito à questão da introdução do Processo Judicial eletrônico (PJe-JT), que afasta os processos das mesas dos gabinetes. Com isso, nós vamos deixar incólumes as nossas árvores, sem transformá-las em papel", declarou o desembargador Pedro Paulo.

TRT-PE, TJPE, TRE, TCE-PE e UFRPE firmam parceria em prol do meio ambiente
Presente no evento, o assistente social e presidente da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE, Renatto Pinto, destacou a importância da iniciativa. "A ideia é que a gente possa, com o apoio técnico da UFRPE, através de seu departamento de gestão ambiental, desenvolver ações conjuntas na área de responsabilidade socioambiental. Uma das coisas que já se aproxima, por exemplo, é a gestão compartilhada dos resíduos sólidos dos tribunais, através da qual vamos desenvolver práticas compartilhadas de gestão deste material. Esperamos que a assinatura deste protocolo potencialize ainda ações de treinamento e capacitação dos magistrados e servidores, além da implantação de tecnologias e racionalização dos recursos dos tribunais. A partir da assinatura do termo, será formado um fórum, denominado Ecos de Pernambuco, com as comissões socioambientais de todos os órgãos, que vai fazer o planejamento de todas as ações conjuntas daqui em diante", concluiu.
Texto: Iúri Moreira
Fotos: Danilo Galvão
Fotos: Danilo Galvão