Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Sábado esportivo dedicado às mulheres


Participantes correram e caminharam pelo Recife em homenagem às mulheres

As ruas do Centro do Recife ganharam um colorido especial na tarde do sábado (28). Mais de 220 corredores profissionais e amadores participaram da terceira edição da Corrida e Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Organizada pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e pelo Núcleo de Saúde da instituição, a atividade está consolidada no calendário de eventos esportivos da cidade. Confira as fotos da ação no álbum e na fanpage.
 
Com a largada pontualmente realizada às 16h, os participantes deixaram a sede do Tribunal, localizada no Cais do Apolo, e seguiram pelos Cais da Alfândega e de Santa Rita, além de cruzarem as pontes Princesa Isabel e do Limoeiro, a Praça da República e a Rua da Aurora, entre outros pontos da cidade. A corrida de dez quilômetros contou a com a presença de 174 inscritos; na caminhada de três quilômetros e meio, foram 75 presentes. No total, 222 pessoas participaram da 3ª Corrida e Caminhada pelo Dia da Mulher. Em 2014, o número de envolvidos foi de 160 corredores.
 
Corrida – A prova feminina dos dez quilômetros foi vencida pela triatleta Tamyres Alves Domingos, 19 anos, em pouco mais de 45 minutos (46’21”). “Estou muito feliz com o resultado, foi ótimo participar da corrida”, declarou a primeira colocada, que utilizou o evento como preparativo para o Campeonato Mundial de Triatlo 2015, a ser realizado em Chicago, nos Estados Unidos, em setembro. Completaram o pódio Silvana Francisco da Silva e Verônica Vicente Soares, respectivamente, na segunda e na terceira colocações.


Pódio feminino: Verônica Soares (3º) , Tamyres Domigos (1º) e Silvana da Silva (2º)

Já a prova masculina teve como vencedor o atleta Haziel Nascimento, 30 anos. Ele fez o percurso de dez quilômetros em pouco mais de meia hora (33’54"). “O trajeto foi balizado e muito bom. Foi gratificante participar do evento e vencer a corrida”, disse Haziel, que começou a correr durante a prestação do serviço militar e seguiu na carreira por incentivo dos amigos. João Samuel de França Cavalcanti ficou em segundo lugar e Elvys Fycher Marinho de Almeida em terceiro. Na segunda-feira (30), a organização divulgará o resultado geral do evento.
 

Pódio masculino: João Samuel (2º), Haziel Nascimento (1º) e Elvys Fycher (3º)

Caminhada – Para quem decidiu não encarar os dez quilômetros da corrida, a organização também preparou uma caminhada de três quilômetros e meio. Uma das participantes foi a servidora Renilda Martins de Araújo, lotada na Seção de Recursos do TRT-PE. Estreante no evento, ela ficou entusiasmada com a atividade. “Faço caminhadas, pratico pilates, mas é a primeira vez que participo deste evento e fiquei muito empolgada. Vim com minha turma de trabalho, para reencontrar os amigos e fazer exercícios físicos”, revelou Renilda, que é servidora do Regional há quase 27 anos.
 

Servidora Renilda Martins de Araújo participou da caminhada
 
Trabalho Seguro – O evento também contou com a presença dos coordenadores do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), a juíza Ana Freitas e o desembargador Fábio Farias. Os magistrados, além da participação na caminhada, divulgaram as ações do Grupo para o mês de abril, que é dedicado ao Trabalho Seguro. “Participar deste evento é algo importante, porque conta com ampla participação da sociedade. Essas atividades positivas podem nos ajudar a divulgar ações que permitam que as doenças do trabalho possam deixar de existir, por exemplo. O trabalho seguro é algo que dignifica a pessoa e o trabalho”, explicou a juíza. Confira as ações programadas AQUI.


Magistrados e servidores auxiliam na divulgação das ações do Trabalho Seguro
 
Festa e ação social – Ao final da corrida e da caminhada, os participantes foram recebidos pelo toque das alfaias do Maracatu Baque Mulher. As atletas também participaram de sorteios de brindes, e os 15 primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas. Os mais de 220 participantes ainda doaram um quilo de alimento não perecível, que serão doados a instituições de caridade.


Clima de festa musical marcou o encerramento da 3ª Caminhada e Corrida TRT-PE
 
Balanço do evento – O presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE, Renatto Pinto, e a responsável pelo Núcleo de Saúde do Regional, Michelle Rangel, avaliaram positivamente a 3ª Caminhada e Corrida promovida pelo Tribunal. “Analisamos como positivo o evento deste ano. A Direção do Tribunal abraçou a ideia de trazer o público de fora da instituição. O novo percurso atraiu um número maior de participantes, o que ajudou a divulgar as ações voltadas ao bem-estar dos trabalhadores”, comentou Renatto. “O número de inscritos e participantes superou as nossas expectativas. Podemos dizer que temos grupos de apaixonados correndo aqui com a gente. Isso mostra que o Recife é a cidade das corridas”, completou Michelle.

A 3ª Corrida e Caminhada do TRT-PE pelo Dia Internacional da Mulher teve como apoiadores: Associação dos Aposentados e Pensionistas da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Aapjustra6), Associação dos Magistrados Trabalhistas da 6ª Região (Amatra6), Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra), Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Astra6), Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal de Pernambuco (Sintrajuf), Clínica Angelina Maia, Caixa Econômica Federal e Bradesco. 
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Danilo Galvão