Publicada em 30/04/2015 às 09h07 (atualizada há 30/04/2015 - 14:57)
A desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo gravou, na tarde desta quarta-feira (29), uma entrevista para o programa Pensando Alto da TV Pernambuco sobre o tema terceirização. Em entrevista conduzida pelo jornalista Álvaro Filho, a magistrada falou a respeito do Projeto de Lei Nº 4330/2004 e como ele afetará a segurança do trabalhador caso seja aprovado. O programa vai ao ar no dia 14 de maio (quinta-feira), às 19h, no Canal 46 UHF, no Recife, e 12 VHF em Caruaru.
Para a desembargadora, a terceirização da atividade-fim será um golpe à auto-estima do trabalhador, já que ele fica em uma situação de instabilidade, podendo, em um dia prestar serviço a uma empresa e no seguinte ser direcionado para outra. Isso afetaria os laços de solidariedade, o companheirismo com os colegas e a possibilidade de ascender profissionalmente. A magistrada também prevê que haverá maior dificuldade para as conquistas coletivas, tendo em vista que o trabalhador terceirizado ficará vinculado ao sindicato no qual se enquadrar a empresa terceirizada. Por exemplo, um terceirizado que atua como bancário pode não estar representado pelo sindicato dessa categoria, não se beneficiando com as conquistas que venham a ocorrer.
A entrevista também entrou em questões como jornada de trabalho, direito dos empregados domésticos, home office e iniciativa como microempresário.
Veja mais no Instagram e Facebook da TV Pernambuco .
Texto: Helen Falcão
Foto: TV Pernambuco