Publicada em 21/05/2024 às 13h18 (atualizada há 21/05/2024 - 13:19)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e integrantes da equipe, realizou, no dia 8 de maio, correição ordinária na Vara do Trabalho de Palmares. Também participaram a juíza titular, Maria José de Souza, a diretora de Secretaria, Cleoneide Pereira de Araujo, o estagiário, José Rafael Vinicius Nunes da Costa, e demais servidoras e servidores lotados na Unidade.
Da leitura do resumo da ata, destacou-se que o prazo médio na Unidade, da conclusão do processo até a prolação de sentença, está em 19 dias, estando abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana e da média Nacional. Houve destaque especial para os seguintes prazos médios alcançados pela Unidade, vez que todos se encontram abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana, e também da média Nacional.
- Do ajuizamento da ação até a prolação de sentença: 118
- A partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência: 48
- A partir da realização da 1ª Audiência até o Encerramento da Instrução Processual: 66
- Do início ao encerramento da liquidação: 104
Ressaltou-se, na oportunidade, que a Vara do Trabalho de Palmares atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023, quais sejam: 1, 2, 3 e 5. A Corregedoria também constatou, por meio de consulta ao relatório gerencial disponível no PJe, que havia apenas quatro processos com o chip “Expedir alvará”, todos com data de 02/05/2024.
Quanto ao IGEST, observou-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação a todos os mesoindicadores celeridade, produtividade e taxa de congestionamento. Após exame por amostragem, de processos digitais das carteiras que integram a Secretaria da Vara, constatou-se uma boa organização das seguintes tarefas que integram o fluxo do PJ-e: “Comunicações e Expedientes”, “Prazo vencido” e “escaninho”.
Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que agradeceu em nome da administração do Tribunal o relevante trabalho prestado pela Unidade, como também proferiu elogios à equipe e à magistrada, e ainda às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição deste Regional. Registrou a melhoria, no último ano, de todas as taxas como um todo do Tribunal, de modo que o histórico nos remete a sentir muito orgulho do trabalho realizado.
TRT Saúde Itinerante – Passada a palavra ao servidor Renatto Marcello de Araújo Pinto, para apresentação do Projeto TRT Saúde Itinerante, este mencionou a dificuldade de os servidores e servidoras do interior em acompanhar as novidades do plano de saúde autogestão, o qual foi implantado há cinco anos. Explanou sobre regras e condições do plano e se colocou à disposição para ouvir as demandas.
A magistrada titular da VT de Palmares, Maria José de Souza, manifestou agradecimentos à equipe da Unidade pelo empenho, comprometimento e responsabilidade na prestação dos serviços à sociedade, bem como agradeceu à atuação da Corregedoria, que se fez presente quando foi necessário para ajudar, especialmente à sensibilidade do corregedor para atender as demandas, sempre com espírito coletivo.
A diretora, Cleoneide Pereira de Araujo, agradeceu nominalmente às servidoras e servidores pelo empenho no serviço prestado, ressaltando que há muitos processos restaurados na Vara, além daqueles que foram redistribuídos. Agradeceu também à juíza pela confiança e ao corregedor pela ajuda prestada.
O estagiário, José Rafael Vinicius Nunes da Costa, agradeceu a todos e todas pelo constante empenho para suprir as necessidades da Vara, procurando sempre a evolução da Unidade. Na oportunidade, a juíza elogiou a atuação do estagiário.
O servidor José Brasiliano de Oliveira Neto registrou que passou a ver as cobranças surgidas como um desafio para a melhoria dos serviços, agradecendo à Corregedoria porque fez a Unidade melhorar nos números e metas.
O asssessor da Corregedoria, Jonathan Castro Alves Vilela, registrou o seu crescimento como servidor após conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela primeira instância, agradecendo o acolhimento de todas e todos.
Encerrados os trabalhos, o desembargador corregedor, Fábio André de Farias, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores da Vara do Trabalho de Palmares.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6