Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária realizada na 5ª Vara do Trabalho de Recife

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e demais integrantes da equipe, realizou, no dia 16 de maio, correição ordinária junto à equipe da 5ª Vara do Trabalho do Recife.

Também participaram a juíza titular da Unidade, Marília Gabriela Mendes Leite de Andrade, a magistrada substituta, Roberta Vance Harrop, a diretora de Secretaria, Jacqueline Barbosa do Rego, a estagiária Hanna de Kassia Gomes da Silva, e demais servidoras e servidores lotadas/os na Unidade.

Na leitura do resumo da ata, destacaram-se os seguintes prazos médios, os quais se encontram abaixo da média do Regional, das Varas da Capital, e também da média Nacional:

-A partir da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual: 74

-Do início ao encerramento da liquidação: 86

-Do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo: 961

A diretora informou que as audiências, realizadas nas segundas e quartas-feiras, são presididas pela juíza substituta e, às terças e quintas-feiras, pela juíza titular, sendo que as audiências designadas nas sextas-feiras são conduzidas de forma alternada pelas magistradas. Em consulta ao sistema PJe, a Corregedoria verificou que as audiências estão agendadas para setembro de 2024.

Ressaltou-se, ainda, que a 5ª Vara do Trabalho de Recife atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023, quais sejam: 1, 2, 3 e 5.

A Corregedoria também verificou, em pesquisa realizada por amostragem, nas tarefas “Preparar expediente e comunicações” e “Cumprimento de providências” ou entre processos sinalizados com chip - Expedir alvará (PJe), que os alvarás foram expedidos dentro do prazo de dez dias corridos.

Quanto ao IGEST, observou-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores acervo e celeridade.

Por fim, constatou-se uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJ-e, quais sejam: “Comunicações e Expedientes”, “Análises”, “Prazo vencido”, e “escaninho”, “Cumprimento de Providências.

Ao final, o Corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que agradeceu em nome da administração do Tribunal o relevante trabalho prestado pela Unidade, como também proferiu elogios à equipe e às magistradas, e ainda às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição. Registrou a melhoria, no último ano, de todas as taxas como um todo do Tribunal, de modo que o histórico nos remete a sentir muito orgulho do trabalho realizado.

Por sua vez, a magistrada titular, Marília Gabriela Mendes Leite de Andrade, registrou que vê a Correição como um momento especial, que certifica o trabalho realizado pela equipe no último ano, sendo assim um momento importante, de agradecimento a todas e todos que compõem a Unidade. Acrescentou que se sente feliz com o trabalho na Vara, com a oportunidade de rever a equipe neste período difícil que se encontram sem espaço físico para trabalhar. A juíza substituta, Roberta Vance Harrop, ratificou as palavras da colega titular.

A diretora da Secretaria, Jacqueline Barbosa do Rego, verbalizou agradecimentos à equipe pelo trabalho prestado sem que se encontrem presencialmente, porque é muito difícil trabalhar nestas condições. Destacou o comprometimento, a responsabilidade e o empenho dos colegas. Por fim, elogiou a ferramenta de gestão disponibilizada pela Corregedoria, tendo em vista que facilita bastante o trabalho das Varas.

A estagiária Hanna de Kassia Gomes da Silva reafirmou as palavras das juízas e agradeceu pelo aprendizado e acolhimento de todos os servidores e servidoras. A assessora da Corregedoria Carolina Torres Figueirôa proferiu palavras de gratidão ao Corregedor Fábio Farias por fornecer meios ao crescimento profissional e pessoal dos servidores e servidoras da atual gestão. Acrescentou que a experiência na Corregedoria e destacou a criatividade do Corregedor para solucionar os problemas que lhe são apresentados, como também a cooperação entre a Corregedoria e as Varas, além da inovação com painéis de PowerBI à disposição dos gestores das Unidades Judiciárias.

-----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6