Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Novos estagiários do TRT-PE passam por Curso de Ambientação

Nelma Constantino e Ana Príncipe estiveram à frente da capacitação

A Seção de Qualificação e Extensão de Pessoal (SEQP) do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) promoveu na tarde desta segunda-feira (03) um Curso de Ambientação para os novos estagiários da instituição. A apresentação ficou a cargo da técnica judiciária Ana Príncipe e foi complementada pela chefe do setor, Nelma Constantino.

Ao longo do encontro, os estudantes receberam orientações sobre questões práticas, como duração e renovação do estágio, recesso remunerado, jornada e avaliação de desempenho, entre outros tópicos. Quem ainda não iniciou suas atividades foi informado sobre o local onde seria ‘lotado’ – se em Varas do Trabalho (VYs) do Grande Recife ou no edifício-sede do Regional, instalado na capital pernambucana.

Os 18 novos estagiários do TRT6 são de nível superior. Quinze cursam Direito e os demais, Fisioterapia, Engenharia Civil e Informática. Entre eles está Lincoln Régis Júnior. Aluno do oitavo período de Direito da Unicap, ele comentou sobre suas expectativas em relação ao aprendizado extracurricular. “Minha perspectiva é a melhor possível. Vou estagiar numa área que gosto e que precisa ser mais valorizada. Na faculdade, estudamos apenas três cadeiras sobre Direito do Trabalho e Processos Trabalhistas. Tenho interesse pelo magistério e pela magistratura e acredito que será bastante interessante o contato com o público”, ressaltou.

O estudante Lincoln Régis Júnior é um dos novos estagiários do Regional

Também aluna do oitavo período de Direito da Unicap, Roberta Pereira começou suas atividades na 21ª VT do Recife no mês de julho. “Mesmo mais agitada, a rotina na Vara é relativamente tranqüila em comparação à de um escritório. Até o momento, um dos meus maiores desafios foi aprender a dinâmica dos sistemas utilizados, como o Siag”, disse.

Aluna da Unicap, Roberta Pereira estagia na 21a Vara do Recife

O programa de estágio do TRT-PE é regulamentado pelo Ato Nº 73/12. Ele foi otimizado seguindo a Lei do Estágio, em vigor desde 2008. “Nosso Ato é rico na proteção aos direitos e deveres dos estudantes, tanto que foi copiado e serviu de parâmetro para outros órgãos criarem os seus programas. Com a Lei do Estágio, só acrescentamos as questões do recesso remunerado e o auxílio-transporte. Também somos pioneiros na seleção pública de estagiários. Antes, ela ocorria por meio de agente de integração”, detalhou Ana Príncipe.

De acordo com a servidora, uma das preocupações do TRT6 é que o processo seja enriquecedor para os futuros profissionais. “Os estagiários têm de fazer o que condiz com a sua área de formação. Nenhum deles está nas unidades para realizar o trabalho do servidor. É importante que aprendam sobre todas as rotinas das Varas do Trabalho ou seção na qual desenvolverem suas atividades”, completou.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Stela Maris