Publicada em 04/09/2015 às 12h31 (atualizada há 04/09/2015 - 14:05)

Na manhã desta sexta-feira (04), o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) se reuniu, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), para definir as diretrizes do II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e do II Passeio Ciclístico pelo Trabalho Decente.
Com previsão para o final do mês de novembro, a edição do congresso deste ano terá como temática “Trabalho, Meio ambiente e Saúde: novos cenários, novas perspectivas”. Na reunião, foram discutidas datas, programação e local do evento, que irá contar com palestras, painéis e exposições audiovisuais. A expectativa é de que o número de participantes e palestrantes supere os números da edição anterior.
Estão programadas, para os dias 11 e 14 de setembro, reuniões do Getrin para definição do plano de divulgação do congresso e uma visita às instalações da Fundação Joaquim Nabuco, possível local do evento. O II Passeio Ciclístico pelo Trabalho Decente também foi discutido na reunião do Getrin. O passeio, que ano passado reuniu mais de 120 participantes, será realizado no dia 18 de outubro. O percurso terá início na sede do TRT-PE, no Cais do Apolo, e percorrerá as principais ruas do bairro do Recife.
Integrado pelo TRT-PE, Ministério Público do Trabalho (MPT6), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro.
O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem como gestores regionais o desembargador Fábio Farias e a juíza Ana Freitas.
Texto: Guilherme Bertouline
Foto: Danilo Galvão