Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania mescla legislação e apresentações culturais em escola de Apipucos

Equipe do programa esclareceu dúvidas dos estudantes da Erem Professor Cândido Duarte

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Cândido Duarte, em Apipucos, recebeu na tarde desta quarta-feira (9) a edição do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A iniciativa, realizada no estado pela Associação dos Magistrados do Trabalho de Pernambuco (Amatra6), inclui abordagem da legislação específica em sala de aula e, em momento posterior, esclarecimento de dúvidas sobre o assunto e apresentações culturais.

Na visita desta quarta, a equipe do programa conferiu de perto uma série de atividades criadas por alunos e docentes da unidade de ensino. Um grande diferencial da instituição escolar é que todo o encontro foi traduzido por uma intérprete para a Linguagem Brasileira de Sinais, incluindo as execuções dos hinos Nacional e de Pernambuco.

Profissional traduziu o evento para a Linguagem Brasileira de Sinais - Libras

A estudante do último ano Larissa Lins fez uma performance em cima do poema Da Paz, do escritor pernambucano Marcelino Freire. Em seguida, um grupo de alunos protagonizou uma dinâmica mostrando as muitas vertentes do trabalho escravo, como o tráfico de mulheres para prostituição, o abuso da mão de obra de imigrantes de países da América do Sul e o histórico escravagista de negros, entre outros.

A programação artística foi completada por uma encenação teatral. A peça teve como fio condutor a música Pátria que me Pariu, do compositor e rapper carioca Gabriel o Pensador. A partir de uma analogia entre o Brasil e uma garota de programa, os alunos destacaram situações comumente marginalizadas pela sociedade, como prostituição, gravidez indesejada na adolescência, aborto ilegal e violência urbana.

Juíza Carmen Richlin é coordenadora do Programa TJC em Pernambuco

“O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania não tem fins lucrativos. Ele é realizado pela Amatra6 em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região e o Governo do Estado. Sua intenção é aproximar o Poder Judiciário da sociedade para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, comentou a juíza do trabalho Carmen Richlin, coordenadora do programa em Pernambuco.

A magistrada destacou ainda a relevância do envolvimento dos educadores e alunos da Erem Professora Cândido Duarte na iniciativa. “Todos são multiplicadores do que foi trabalhado sobre legislação trabalhista, cidadania e da importância de cada um na sociedade”, enfatizou. Além de Carmen Richlin, estiveram presentes as juízas aposentadas do TRT-PE Cleide Cruz Moreira e Lygia Valois, a médica do trabalho Jandira Dantas e os bacharéis Patrícia Carvalho, Hugo Victor e Isabella Aguiar.

Confira mais imagens do evento AQUI.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Elysangela Freitas