Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Central de Audiências do Recife inicia atendimento


Cerca de 150 audiências agendadas para o primeiro dia de atendimento

Teve início, na manhã de terça-feira (15), o atendimento na Central de Audiências do Recife, instalada no prédio da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ TRT-PE), na avenida Beberibe, 301, bairro da Encruzilhada. Das 150 audiências previstas para todo o dia, 77 estavam agendadas para o primeiro turno e foram realizadas. À tarde, aconteceram as demais. Diariamente, quatro juízes presidirão as referidas audiências, além de homologar acordos feitos no local. No primeiro dia, o coordenador da Central, juiz Rafael Val Nogueira, e o auxiliar da Corregedoria, juiz José Adelmyr, acompanharam as atividades.
 
A Central de Audiências foi criada para atender as partes com processos cujas audiências deveriam ocorrer entre 28 de julho e 31 de agosto, período em que se deu a desativação do Fórum Trabalhista do Recife, na Sudene, e a transferência das atividades para o Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes e para o Fórum Agamemnom Magalhães, sede do TRT-PE, no Cais do Apolo. Nesse intervalo, aproximadamente quatro mil audiências não foram realizadas pelas 23 Varas do Trabalho (VTs) do Recife.


Central de Audiências do Recife recebeu, em média,
600 pessoas entre partes, advogados e magistrados
 
Até 5 de outubro, cerca de duas mil audiências na fase inicial, na qual o magistrado toma conhecimento da causa, acontecerão na Central. Na sequência, até o primeiro semestre de 2016, serão realizadas as audiências de Razões Finais, com últimas declarações das partes e tentativa de conciliação; de rito sumaríssimo, aplicável em causas cujo valor não exceda 40 salários mínimos; e instrução, momento em que as partes e as testemunhas são ouvidas. Os jurisdicionados estão sendo notificados das datas designadas para comparecimento ao prédio onde funciona a Central. O agendamento está sendo feito respeitando a ordem cronológica e o tipo de audiência.
 
Por problemas com o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), as audiências na Central, marcadas para começar às 8h30, foram iniciadas pouco depois das 9h. Para garantir a normalidade no atendimento, o corregedor do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, determinou a abertura de uma nova sala de audiências sob a responsabilidade do juiz Rafael Nogueira. O atendimento seguiu normalmente durante a tarde com a realização de todas as audiências.


Coordenador da Central, juiz Rafael Val Nogueira concede entrevistas
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Elysangela Freitas