Publicada em 03/11/2015 às 10h25 (atualizada há 03/11/2015 - 10:30)

Entre os dias 23 de maio e 2 de junho de 2016, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizará seu II Congresso Internacional, no Reino Unido. As cidades de Londres e Nottingham, na Inglaterra, e Edinburgh e Stirling, na Escócia, vão receber o evento, que contará com a participação de 25 representantes de direção de tribunais.
O Congresso tem o apoio oficial de instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Ministério das Relações Exteriores, o Governo do Reino Unido, a Suprema Corte do Reino Unido e as Supremas Cortes da Escócia. A ocasião será de fundamental importância institucional para os participantes, que poderão conhecer a estrutura do Judiciário Britânico, que concentra o sistema do Direito tradicional Francês na Escócia (civil law) e o common law na Inglaterra.
Trata-se de um programa de substancial carga acadêmica e científica, com mais de 40 horas de atividades previstas, entre palestras e seminários. O primeiro Congresso Internacional da AMB ocorreu em setembro de 2010 no Canadá, nas cidades de Toronto, Montreal e Ottawa, e foi promovido em conjunto com importantes entidades jurídicas canadenses. Seis anos após a primeira edição, o objetivo é novamente promover intercâmbio entre magistrados de diferentes nações, contribuindo para aprimorar o relacionamento institucional.
Texto: Cláudia Ferreira.