Publicada em 21/08/2023 às 18h51 (atualizada há 22/08/2023 - 09:14)
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realiza, desta segunda (21/8) até sexta-feira (25/8), mais uma Jornada Institucional – formação técnico-científica semestral voltada para magistradas e magistrados da Corte. A capacitação, em sua 11ª edição, acontece no auditório Desembargadora Maria do Socorro Emerenciano, sede da Ejud-6, no bairro do Espinheiro, reunindo cerca de 100 participantes.
Abrindo o evento, o vice-presidente do TRT-6, desembargador Sergio Torres (representando a presidente, desembargadora Nise Pedroso) destacou a relevância do encontro como oportunidade de compartilhar conhecimentos. “Assim como esta Jornada, a Escola tem realizado ações fantásticas, como o Mestrado, em parceira com a UFPE, o Congresso Internacional e o projeto Escola Aberta, motivos de orgulho para o TRT-6”.
Fazendo uso da palavra, o diretor da Escola, desembargador Eduardo Pugliesi, falou do privilégio para a instituição em receber o ministro do TST Maurício Godinho Delgado para a conferência inicial da Jornada. “Hoje, estamos batendo mais um recorde, com quase 100 inscritos, atraídos não só pela excelente programação do evento, mas pela ilustre presença do ministro, com sua integridade e força acadêmica”.
Em sua palestra, “O Direito do Trabalho no Brasil”, o ministro Maurício Delgado apresentou um panorama histórico das relações trabalhistas no país, desde o período colonial. “Apesar dos avanços sociais, a Justiça do Trabalho ainda é muito criticada, até mesmo por instituições que deveriam defendê-la. A reforma trabalhista, por exemplo, foi um processo degradante de retirada de direitos, enfraquecendo as políticas públicas, estas que são fundamentais para garantir a cidadania a todas as classes”.
Ministro autografou seu novo livro “Direito do Trabalho no Brasil”
A presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, que não pôde estar na abertura, devido a uma reunião urgente na sede do Tribunal, referente à escolha do novo prédio que vai sediar o Fórum Trabalhista do Recife, elogiou a Ejud-6 pela organização da Jornada. “Já fui diretora desta Escola e sei o desafio que é realizar um evento como este. É um momento especial de aprendizado, de encontrar colegas e de trocar experiências”.
Na sequência, a juíza do TRT-5 (BA) Andréa Presas Rocha falou sobre “Efetividade da execução: estratégias e novas perspectivas”. Em sua explanação, a magistrada comentou sobre a necessidade de sistematização das ações para se alcançar maior efetividade no menor tempo possível. “É preciso haver mais cooperação judicial, realizando reuniões de execuções nas varas do trabalho e aperfeiçoando a pesquisa patrimonial”.
Na parte da tarde, as palestras “Inovação e laboratórios de inovação no Poder Judiciário", com o juiz do TJ-PE José Faustino; e “Saúde Mental: o que a felicidade tem a ver com isso?, com o professor da UFPE Bruno Severo, completam a programação deste primeiro dia de Jornada. Na grade completa do evento, ainda serão abordados temas como Atualização Jurisprudencial, Comunicação Assertiva e Mediação pré-processual. A Jornada será encerrada na sexta (25/8), com o espetáculo Vozes do Recife, encenado pela Companhia Fiandeiros de Teatro; e com a palestra do escritor Fabrício Carpinejar.
A mesa de honra, na abertura do evento, foi composta pelo ministro do TST Maurício Godinho; pelo vice-presidente do TRT-6, desembargador Sergio Torres; pelo diretor, pelo vice-diretor e pela coordenadora da Ejud-6, respectivamente, desembargador Eduardo Pugliesi, desembargador Ivan Valença e juíza Wiviane Souza; pela representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juíza Márcia de Windsor; pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Ana Carolina Ribemboim; pelo representante da OAB-PE, advogado Max Maciel; e pela presidente da AATP, advogada Alexandra Vilela. Também marcaram presença as desembargadoras do Regional Gisane Araújo, Solange Moura e Carmen Vieira, e os desembargadores Valdir Carvalho e Virgínio Benevides.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Roberta Mariz