Publicada em 22/08/2023 às 09h55
A sessão administrativa do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região ocorreu nesta segunda-feira (21/8) sob a condução da presidente da instituição, a desembargadora Nise Pedroso. A reunião contou com a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Maurício Godinho Delgado, que esteve no Recife para proferir a palestra de abertura da 11ª Jornada Institucional da Escola Judicial do TRT-6. Confira os destaques:
Prédio para o Fórum Trabalhista do Recife: foi aprovado o relatório da Comissão Especial do Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, no qual se detalha os procedimentos que o Tribunal realizou para localizar imóvel que atendesse às necessidades da 1ª instância da capital. O referido relatório concluiu pela aquisição de prédio comercial situado na Av. Rui Barbosa, nº 251, no bairro das Graças. Com aprovação unânime do Pleno, o projeto segue para análise do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O ministro Maurício Godinho enfatizou que a estrutura das varas é um ponto importante para a Justiça do Trabalho e desejou que o problema fosse solucionado com sucesso e rapidez. As desembargadoras e os desembargadores presentes elogiaram os trabalhos da Administração e da equipe técnica que conduziu as diversas etapas prévias, como elaboração de edital de chamamento público, análise das propostas, visitas e plano de ocupação do imóvel. Além disso, falaram sobre a esperança de ter um prédio próprio capaz de bem estabelecer quem trabalha na 1ª instância da capital e de receber bem as cidadãs e cidadãos que utilizam os serviços do fórum.
Primeira sessão: a sessão deste dia 21/8 também foi marcante por ser a primeira de Carmen Lúcia Vieira do Nascimento e Virgínio Henriques de Sá e Benevides nos cargos de desembargadora e desembargador da instituição. Ambos foram nomeados na última sexta-feira (18/8). "Desejo sucesso e que possam ajudar ainda mais o nosso Tribunal”, expressou a presidente Nise Pedroso.
A desembargadora Carmen Lúcia Vieira falou sobre sua felicidade com o momento. Ressaltou que ingressou no Tribunal como servidora em 1973 e, em 1989, tomou posse como juíza. Contou que, durante esses anos, percebeu o aumento dos cuidados da Administração para proporcionar um bom ambiente de trabalho para os que o compõem e que o projeto para aquisição do novo fórum é mais uma dessas condutas. Já o desembargador Virgínio Benevides ressaltou a satisfação com o exercício: “faço todos os dias com o maior prazer, como se estivesse entrando na magistratura hoje”.
Capacitação continuada: O diretor da Ejud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, lembrou que a 11ª Jornada Institucional da Ejud-6 segue até a sexta-feira (25/8) com conferências variadas, desde atualização jurisprudencial, até a ampliação da “Comunicação Não Violenta” no Direito humanizado. Na sexta-feira, haverá a participação do escritor Fabrício Carpinejar.
Voto de pesar: foi proferido voto de pesar em razão do falecimento de Laura Wanderley da Silva, mãe do juiz titular da 22ª Vara do Trabalho do Recife, Edmilson Alves da Silva.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Arte: arquivo