Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE valida matrizes de competências dos postos de trabalho de 1º e 2º graus

Comitê de validação se reuniu para aprovar as matrizes

Membros do Comitê de Validação das Matrizes de Competências dos Postos de Trabalho de 1º e 2º Graus aprovaram o resultado do mapeamento de 100% dos postos de trabalho da área jurídica do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O Comitê assinou o Termo de Validação e Homologação na terça-feira (29), na sala de reunião da Presidência, encerrando, dessa maneira, o trabalho para o qual foi instituído.

Com essas matrizes validadas, o TRT-PE vai poder subsidiar o sistema de capacitação continuada para a área judiciária, utilizando a avaliação de competências como ferramenta de gestão que auxiliará a Seção de Capacitação a elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e o Plano de Desenvolvimento Gerencial (PDG) dos titulares dos postos de trabalho de assistente operacional de Vara do Trabalho (VT), assistente de diretor de VT, assistente de juiz, calculista, diretor de Secretaria de VT, encarregado de Termo Judicial, secretário de audiência, assessor de gabinete, assistente de gabinete, chefe de gabinete e motorista de desembargador.

As matrizes de competências são constituídas pela descrição das atividades e pelas competências técnicas (conhecimento) e comportamentais (habilidade e atitude) que o ocupante do posto precisa ter, além de conter as ferramentas necessárias para o desempenho dessas atividades e os requisitos exigidos para ocupação do posto de trabalho.

A chefe da Seção de Avaliação e Gerenciamento Funcional (SAGEF), Ana Paula Silva Teixeira Cavalcanti, explica que, com as matrizes aprovadas, a unidade vai agora cruzar o que o posto de trabalho da área jurídica exige com o perfil do servidor lotado no posto, e em caso de alguma lacuna, será indicada a capacitação apropriada para suprir esse hiato.

Durante a etapa de mapeamento, a SAGEF reuniu, em oficinas, os titulares dos postos de trabalho de 1º e 2º instâncias e cada servidor reportou suas atividade diárias e o que precisavam em termos de técnicas e conhecimento para bem exercer suas funções. Em seguida, a Seção agrupou os relatos e analisou as informações, gerando as matrizes preliminares que, depois, foram validadas pelos próprios titulares dos cargos. “Estamos trabalhando agora nos postos da área administrativa e esperamos concluir os resultados de mapeamento até o final de abril”, comentou Ana Paula Teixeira.

O Comitê de Validação das Matrizes de Competências de 1º e 2º Graus, instituído pelo Ato TRT-GP 515/2015, era composto pelas desembargadoras Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino e Nise Pedroso Lins de Sousa, pelos juízes Patrícia Coelho Brandão Vieira e José Adelmy da Silva Acioli, pelo diretor de Secretaria de Vara, Márcio André Rodrigues Costa Faria, pelo assessor de gabinete Luciano José Falcão Lacerda, pela diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kátia do Rego Barros, e pela chefe da Seção de Avaliação e Gerenciamento Funcional, Ana Paula Silva Teixeira Cavalcanti.

Confira o Ato TRT-GP 515/2015

Confira o Termo de Validação das Matrizes

Consulte abaixo as matrizes de competência dos postos de trabalho do 1º e 2º graus:

MATRIZES DE COMPETÊNCIAS DO 1º GRAU 

Assistente Operacional de Vara do Trabalho

Assistente de Diretor(a) de Vara do Trabalho

Assistente de Juiz(a) de Vara do Trabalho

Calculista

Diretor(a) de Secretaria de Vara do Trabalho

Encarregado(a) de Termo Judicial 

Secretário(a) de Audiência

MATRIZES DE COMPETÊNCIAS DO 2º GRAU

Assessor(a) de Gabinete de Desembargador(a)

Assistente Operacional de Gabinete de Desembargador(a)

Assistente de Gabinete de Desembargador(a)

Chefe de Gabinete de Desembargador(a)

Motorista

Mais informações:

Seção de Avaliação e Gerenciamento Funcional

(81) 3225.3493

sagef[at]trt6.jus[dot]br

Foto: Elysangela Freitas