Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Combate ao Trabalho Infantil debatido na TV

A gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Ana Freitas, participou, na manhã desta sexta-feira (10), "ao vivo", do programa televisivo de entrevistas Assunto do Dia - da Rede Brasil de Comunicação - RBC TV, ancorado pelo jornalista Waldson Balbino.

O programa também contou com a presença do coordenador executivo do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe), psicólogo Eudes Fonseca.

Comentando sobre a exploração de crianças e adolescentes no mercado de trabalho, além da lei de aprendizagem, os convidados responderam às várias perguntas do apresentador e dos telespectadores.

Trabalho Infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados de 2012, há no país 42.139.454 crianças e adolescentes, sendo 3.517.540 em situação de trabalho. Em Pernambuco, são 2.076.781 crianças e adolescentes, com 137.593 em situação de exploração. Estatísticas de 2012 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.

O TRT-PE e o Fepetipe procuram conscientizar a população a não comprar bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes e incentivam as pessoas a usarem o Disque Denúncia, por meio de ligações para o número 100, o que vai contribuir para a fiscalização e ação dos órgãos públicos nesse combate.

Para saber mais sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil, visite: http://www.tst.jus.br/web/trabalho-infantil/

Texto/Fotos: Fábio Nunes