Publicada em 26/08/2024 às 14h39
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, fez a entrega da Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira à senadora por Pernambuco, Teresa Leitão, nesta segunda-feira (26/8), no Pleno do TRT-6. Por questão de agenda, a senadora não pôde comparecer à cerimônia de entrega das medalhas de 2024, que ocorreu no dia 28 de maio, no Teatro Santa Isabel, no Recife. Por isso, a entrega foi feita nesta segunda-feira (26/8).
Ao entregar a comenda, a desembargadora Nise Pedroso destacou que se trata de uma homenagem muito representativa para o Tribunal. “Além de tudo porque estamos reconhecendo a atuação de uma mulher, e no nosso Tribunal se adota a política de igualdade de gênero”, disse. A senadora Teresa Leitão ressaltou que a medalha já é significativa pela denominação, porque tem o nome do Conselheiro João Alfredo e faz lembrar sua história. “Foi a partir de lutas como a do Conselheiro João Alfredo que a história se reescreveu”, argumentou.
Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira
A comenda, na categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Em 36 anos, já foram condecorados nomes dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba, do arcebispo Dom Helder Câmara e do artista plástico Francisco Brennand. Mais alta condecoração do TRT-6, a medalha foi instituída em 1988, pelo então presidente do Tribunal, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, para celebrar os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil. O pernambucano João Alfredo Corrêa de Oliveira, que dá nome à honraria, foi conselheiro de Estado no Brasil Império e assinou com a princesa Isabel a Lei Áurea. Este ano, serão agraciadas 33 personalidades de diversas áreas, além de cinco instituições.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo Fotos: Jéssica Marques