Publicada em 06/09/2024 às 12h46 (atualizada há 06/09/2024 - 14:30)
O Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, representado pelos seus coordenadores, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região Paulo Alcantara, e o juiz Ibrahim Alves da Silva Filho, visitou o escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na última terça-feira (3/9).
Eles foram recebidos pela coordenadora de Projetos da instituição, Marina Faleiro. O diretor da Secretaria de Polícia Judicial do TRT-6, Rodrigo Hazin, também participou do encontro.
A reunião tratou sobre o trabalho de cooperação entre a OIM o GTETP-PE no enfrentamento do tráfico humano, a exploração do trabalho e a necessidade de foco na redução da desigualdade social também foram debatidos. Para o grupo, a diferença de classes facilita a ocorrência cada vez maior desses crimes
Na ocasião, foi entregue um cordel sobre o tema de autoria do cordelista Allan Sales, que fala, entre outros temas, sobre desigualdade social, exploração do trabalho e tráfico humano. Leia um trecho a seguir:
(...)
Deste modo organizado
Com indústrias afinal
Novo mundo permanece
Degradado como tal
Operário campesino
Seguem no mesmo destino
De um abismo social.
O trabalho e o capital
A primal contradição
Provocou conflitos guerras
Social desolação
As potências por mercados
Seus exércitos armados
Guerra só destruição.
.
Mundo justo ainda não
Tendo crime organizado
Que faz tráfico humano
Pelo mundo espalhado
Ganham rios de dinheiro
Vão agindo sorrateiro
O incauto é enganado.
Em um tempo não passado
Uns jovens trabalhadores
Filhos dos Zés e Marias
Indo atrás de enganadores
Uns “gatos” que procuravam
E pessoas contratavam
Pra patrões exploradores.
(...)
Desigualdade e tráfico humano - Pessoas em situação de vulnerabilidade podem ser enganadas por falsas propostas de emprego e se descobrirem vítimas de grupos de tráfico humano, passando a ser exploradas pelo crime organizado. Para combater essas práticas ilegais é necessária uma cooperação interinstitucional nacional e internacional entre entidades do Estado e da sociedade civil.
O Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco reúne entidades ligadas à repressão desse tipo de prática. Entre as instituições-membro estão o TRT-6, MPT-PE, Freedom Fund, Heal Trafficking, Governo do Estado de Pernambuco, GTP+, Gestos, UFPE, Unicap, OIM, Coletivo Mulher Vida, Prefeitura do Recife, Defensoria Pública da União, Gecria e Cáritas Brasil.
OIM - A Organização Internacional para as Migrações, fundada em 1951 e presente no Brasil desde 2016, faz parte do Sistema das Nações Unidas como a principal organização intergovernamental que promove a migração humana e ordenada para o benefício de todos, trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais.
Contando com 175 Estados-membros, 8 Estados observadores e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todas as pessoas, fornecendo serviços e consultoria para governos e migrantes.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Foto: Cortesia