Publicada em 23/09/2024 às 12h52 (atualizada há 23/09/2024 - 13:44)
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, fez a entrega da Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira ao deputado federal Túlio Gadelha (Rede), nesta segunda-feira (23/9). Em razão da agenda, o parlamentar, agraciado em 2024, não pôde comparecer à cerimônia de entrega das comendas, que aconteceu no dia 28 de maio, no Teatro Santa Isabel, no Recife. Por isso, veio receber a honraria no Pleno do Tribunal.
Durante a entrega, a desembargadora Nise Pedroso destacou que Túlio Gadelha auxiliou o Regional na articulação junto ao Congresso Nacional para obtenção de verba que possibilitasse compra de imóvel para sediar as varas do Recife. “O deputado teve uma atuação fundamental no processo de aquisição do novo prédio para instalação do fórum trabalhista do Recife”, reforçou a presidente.
O deputado Túlio Gadelha agradeceu à Corte a homenagem recebida e revelou sua identificação com o Judiciário Trabalhista. “Cursei Direito e considero que a Justiça do Trabalho precisa ser cada vez mais fortalecida porque é necessária para combater as desigualdades”, disse o parlamentar.
Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira
A comenda, na categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Em 36 anos, já foram condecorados nomes dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba, do arcebispo Dom Helder Câmara e do artista plástico Francisco Brennand. Mais alta condecoração do TRT-6, a medalha foi instituída em 1988, pelo então presidente do Tribunal, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, para celebrar os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil. O pernambucano João Alfredo Corrêa de Oliveira, que dá nome à honraria, foi conselheiro de Estado no Brasil Império e assinou com a princesa Isabel a Lei Áurea. Este ano, foram agraciadas 33 personalidades de diversas áreas, além de cinco instituições.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo Fotos: Roberta Mariz