Publicada em 25/10/2024 às 16h22 (atualizada há 28/10/2024 - 09:00)
O último dia do 3º Congresso Internacional da Ejud-6, nesta sexta-feira (25/11), deu continuidade aos debates sobre os "Aspectos relevantes sobre saúde nas múltiplas dimensões do trabalho", iniciados na quinta-feira. Temas como saúde mental, assédio em suas diversas modalidades, discriminação e doenças estigmatizantes foram abordados nos painéis e conferência, que aconteceram na sede da Escola Judicial.
O primeiro painel foi presidido pelo desembargador do TRT-6 Ivan Valença, vice-diretor da Ejud-6, que teve como painelistas o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro e o juiz do TRT-8 (PA) Ney Maranhão. O ministro mostrou perspectivas ligadas aos riscos psicossociais e os desafios no ambiente de trabalho, seja presencial ou virtual, e jurisprudências do TST e do Superior Tribunal Federal. Para ele, a escolha do tema do congresso foi muito feliz, diante do preocupante cenário moderno.
Na sequência, o juiz Ney Maranhão falou sobre os danos no uso da tecnologia no trabalho à saúde mental, visto que os limites do saudável são extrapolados para um aumento sobre-humano da produtividade. Segundo ele, essas são características de uma sociedade hiperconectada, marcada pela pandemia do cansaço e do burnout.
O segundo painel teve como presidente de mesa a desembargadora do TRT-3 (MG) Rosemary de Oliveira Pires Afonso. A ministra do TST Liana Chaib e o ministro Amaury Rodrigues Pinto apresentaram acórdãos e súmulas sobre dispensa discriminatória e preconceito no ambiente de trabalho relacionado a doenças como obesidade e depressão, por exemplo.
A conferência de encerramento ficou a cargo do argentino Roberto Pompa, presidente da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho. Durante a apresentação, ele levou aos/às participantes a realidade do direito do trabalho da Argentina e fez uma comparação ao que é realidade no Brasil.
Estiveram presentes na programação a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, os desembargadores Sergio Torres, Eduardo Pugliesi, coordenador da Ejud-6, Ivan Valença, Valdir Carvalho e Solange Moura.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Maria Eduarda Vaz