Publicada em 04/11/2024 às 14h50 (atualizada há 05/11/2024 - 17:54)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região participou, juntamente com funcionárias e funcionários de diversos órgãos públicos das esferas dos três poderes, da Semana de Inovação 2024, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública, entre os dias 29 e 31 de outubro. As diversas atividades formativas propostas giraram em torno do tema: “Novas Formas de Cuidar".
Pelo TRT-6, participaram servidoras e servidores da Divisão de Inovação (Filipe Guerrero e Ricardo Scholz), do Núcleo de Saúde (Michelle Rangel), da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (Laís Parente) e da Escola Judicial (Ana Japiá e Simone Bomfim). As áreas específicas de atuação dos setores acima foram contempladas com diversas atividades formativas - palestras, paineis, oficinas, vivências e exposições - que abordaram diversas formas de cuidado.
Várias palestras relacionaram o cuidado com a sustentabilidade, acessibilidade e inclusão. As servidoras da Ejud-6 participaram de atividades envolvendo temáticas como criatividade, linguagem simples e inovação na governança e liderança da administração pública. Para a área de saúde, a prioridade foi sobre assédio, adoecimento e felicidade no ambiente de trabalho. Por sua vez, os servidores da Divisão de Inovação, considerando o contexto do projeto Mapa do Absenteísmo em execução no Liods/TRT-6, buscaram participar das atividades com foco em saúde mental e prevenção ao adoecimento.
Os servidores Filipe Guerrero e Ricardo Scholz, juntamente com João Guilherme (TJPE) e Priscila La Gatta (TRT-3), levaram ao evento a instalação artística Divã, que propôs um espaço de acolhimento e escuta, para além de uma proposta de reflexão sobre a equidade e a diversidade nas formas de cuidar. Funcionava assim: no hall contíguo à sala da instalação, o público era convidado a responder, de forma anônima, em uma mesa de apoio equipada com papéis, lápis de cor e tintas, por meio de áudio gravado em seus próprios celulares, textos ou imagens, à provocação: “O que te inquieta com relação à equidade e à diversidade nas formas de cuidar?”. Os registros visuais e sonoros produzidos eram, então, utilizados - e constantemente atualizados - na sala imersivo-interativa da instalação, em que um sensor identificava a presença dos visitantes e disparava os áudios, junto a efeitos na iluminação, à medida que os/as visitantes se aproximavam dos desenhos e textos em exibição.
Na bagagem de volta da Semana de Inovação 2024 da Enap, as servidoras e servidores do TRT-6 trouxeram, além dos conteúdos das ações formativas, conhecimentos construídos das trocas de experiências com integrantes de outros órgãos. A formação de redes nacionais temáticas também contribui para a continuidade dos debates e construção de novos conhecimentos.
Instalação. "Divã", na Semana de Invação da Enap/2024
Matéria atualizada dia 05/11/2024, às 17h22.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Ejud6 (cortesia)