Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

1º Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Prevenção e Reparação de Acidentes de Trabalho na Ejud-6

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região foi palco do “1º Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Prevenção e Reparação de Acidentes de Trabalho”, na tarde de quinta-feira, 7 de novembro. O evento, que lotou o auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, é fruto da parceria da Ejud-6 com a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona – Lisboa e foi aberto ao público. O desembargador Ivan Valença, vice-diretor da Ejud-6, foi coordenador de mesa de ambos os painéis.

Álbum de fotos

O 1º painel foi sobre o tema: “Aspectos substantivos da reparação dos acidentes de trabalho: responsabilização e prova”. O desembargador e diretor da Ejud-6, Eduardo Pugliesi, apresentou o trabalho “Uma análise crítica sobre a prova do adoecimento profissional no Direito do Trabalho no Brasil”, enquanto o professor português Antônio Monteiro discorreu sobre o tema “Reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais: o quadro jurídico português”, em que destacou algumas diferenças práticas e teóricas entre as legislações trabalhistas do Brasil e de Portugal, explicando diversos conceitos jurídicos essenciais formativos do sistema de direito português e como estes são aplicados na prática jurídica do país.

O 2º painel, apresentado em seguida, teve como tema: “As normas de proteção do trabalhador e a tutela jurisdicional em Portugal e no Brasil". O desembargador Sergio Teixeira falou sobre “Tecnologia, segurança e saúde no trabalho”. A professora doutora Carolina de Freitas e Silva palestrou sobre “5 manifestações do princípio da oficiosidade nos danos no processo do trabalho”, pontuando que o estudo comparado dos regimes processuais brasileiro e português ajuda a enxergar soluções diferentes e como é importante conhecer o que se produz fora do país.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: desembargador do TRT-6 e diretor da Ejud-6, Eduardo Pugliese; desembargador do TRT-6 e vice-diretor da Ejud-6, Ivan Valença; procuradora do MPT-PE Ana Carolina Vieira; juiz do TRT-6 e presidente da Amatra VI, Rafael Val Nogueira; advogada e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE, Silvia Nogueira; advogada e presidente da AATP, Alexandra Vilela; palestrante convidado e professor doutor Antônio Monteiro Fernandes; palestrante convidada e professora doutora, Carolina de Freitas e Silva. Dentre as autoridades presentes na plateia do evento estavam o desembargador do TRT-6 Valdir José Silva de Carvalho e a desembargadora do TRT-6 Carmen Lucia Vieira do Nascimento.



Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto /  Fotos: Roberta Mariz