Publicada em 12/11/2024 às 09h29 (atualizada há 12/11/2024 - 10:17)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e vem realizando várias ações para tornar sua comunicação acessível para todo mundo. O serviço “Consulta Cidadão” é uma dessas iniciativas. Por meio da ferramenta, quem tem um processo na Justiça do Trabalho de Pernambuco consegue explicações rápidas e fáceis de entender sobre o andamento da ação. O sistema faz uma espécie de tradução dos termos jurídicos que não costumam fazer parte do vocabulário do dia a dia das pessoas.
Para usar o serviço, acesse o site do TRT-6 (www.trt6.jus.br) ,clique no menu “Serviços” e depois em “Consulta Cidadão”. Então digite o número do processo, clique na lupa, digite o caracteres/captcha e no botão “Enviar”. Pronto, a ferramenta vai mostrar como está o processo e também trará o telefone, endereço e e-mail da vara do trabalho onde se pode buscar mais informações sobre o caso.
Vale lembrar que o número do processo é uma sequência de 20 dígitos, que vai ser algo parecido com esse aqui: 0001234-56.2024.5.06.0211. Se quem deseja consultar não souber esse número, pode pedí-lo ao advogado ou à advogada que contratou para atuar na causa.
Linguagem Simples no TRT-6
Em outubro, o TRT de Pernambuco ganhou reconhecimento nacional por suas iniciativas para promover a linguagem acessível, tendo recebido o Selo Linguagem Simples 2024 do Conselho Nacional de Justiça. Durante todo o ano, o Tribunal fez diferentes ações com o esta proposta, é possível saber mais sobre elas no link: https://www.trt6.jus.br/portal/noticias/2024/06/25/linguagem-simples-e-indispensavel-nas-comunicacoes-do-trt-6
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira