Publicada em 29/11/2024 às 16h38 (atualizada há 29/11/2024 - 16:39)
O Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade promoveu, nesta sexta-feira (29/11), na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o evento “Letramento para a diversidade: (Re)aprender para incluir".
Iniciando com a oficina "Tecendo diálogos interseccioniais: gênero, raça, classe e sexualidades nas tramas das relações de poder e da inclusão", as e os participantes puderam refletir sobre como o racismo estrutural impacta a vida de cada uma/um. A professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco Dayse Cabral de Moura conduziu abordagens sensíveis que expunham como parte da população brasileira detém privilégios, enquanto outra convive rotineiramente com violências. Violências essas que acontecem até mesmo através da linguagem, das palavras usadas.
Na sequência, a atriz Odailta Alves apresentou o espetáculo "Clamor Negro", que através do teatro e da poesia, promove reflexões sobre a realidade da mulher negra. O monólogo recebeu o prêmio Pernalonga de Teatro.
Mais:
O Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-6, sob organização da juíza Ana Cristina da Silva, produziu o e-book Palavras e Expressões Racistas: (re) aprender e (re) construir, que coloca luz sobre palavras, termos e expressões que, embora usualmente utilizados, reproduzem o racismo contra as pessoas negra.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Fotos: Roberta Mariz