TRT6 OFERECE CURSO DE LIBRAS

Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema de curso que está sendo oferecido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), através do Setor de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (SCDP), e em convênio com o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Esaf). O público-alvo são os servidores das VTs e Distribuição do Recife, VTs de Jaboatão, Olinda, Paulista, Ipojuca, Cabo, além do protocolo geral, SSTT e Ouvidoria.

Com carga horária de 60 horas, o curso está sendo ministrado na Esaf, desde o mês de setembro, pelos professores Anderson Tavares, ouvinte e tutor no curso a distância de Letras/Libras da UFPE; Bernardo Klimsa, surdo e instrutor da escola pública estadual Barbosa Lima, e Janaína Sampaio, ouvinte e professora de libras na UFRPE. Para um melhor aproveitamento da carga horária, as aulas foram dirigidas para a realidade jurídica do Tribunal. “Vivenciamos experiências relacionadas ao dia a dia do TRT”, explicou Janaína.

Por lei, pelo menos 5% da força de trabalho devem estar capacitadas a se comunicar com surdos. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho editou resolução administrativa em maio passado, estabelecendo o prazo máximo de um ano para a realização da primeira capacitação. No caso do TRT6, esse é o primeiro curso de libras ministrado a servidores e será encerrado na próxima quinta, dia 11.