Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

DIRETORES PARTICIPAM DE CURSO DE LIDERANÇA

Investir nas lideranças para aperfeiçoar a gestão e para promover a melhora da qualidade de vida dos servidores. Com esse objetivo, tiveram início na manhã de hoje (25) as aulas da segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (Lidere). Desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos, o curso é composto por oito módulos (quatro serão ministrados este ano e os outros quatro, no próximo), todos focados em contribuir para uma mudança no pensamento organizacional.

Segundo a secretária de Recursos Humanos do Regional pernambucano, Eliane Remígio, que abriu o evento, o programa está sendo desenvolvido no contexto da transformação por que passa o Judiciário. Esse movimento de transformação, explica Eliane, capitaneado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o propósito de atingir a excelência do serviço prestado à sociedade. Além disso, o curso também foi formatado tendo por base o planejamento estratégico e a necessidade de administrar conflitos, habilidade que precisa ser desenvolvida por todos os que exercem funções de liderança.

A capacitação será ministrada por Maurício Xavier, advogado especialista em direito do trabalho e mestre em gestão de políticas públicas. De acordo com ele, o programa contribui para a compreensão por parte dos gestores de que também eles são parte da cultura organizacional. “As discussões levam a uma responsabilização”, completa.

Maurício conta que, no início da primeira turma do curso, cerca de 80% dos participantes declararam desconhecer o tema. Mas, ao final do primeiro módulo, essa realidade já havia mudado: 95% declararam ter passado a conhecer e entender o papel dos líderes dentro da estrutura organizacional; os outros 5% afirmaram que passaram a conhecer mais o tema.

A segunda turma do curso foi aberta com um café da manhã. Dessa forma, a capacitação já começou em clima de integração, com espaço para os participantes exporem suas expectativas. O diretor da Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão, por exemplo, Marcelo José da Paz, afirmou ter a melhor expectativa possível e disse que o curso é primordial para um melhor desempenho dos diretores.

A capacitação tem o apoio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Confira abaixo as temáticas de cada módulo:

Módulo 1 – Entendendo e promovendo mudanças na cultura e no clima organizacional,
Módulo 2 – Gestão por competências,
Módulo 3 – Gestão de pessoas nas organizações públicas,
Módulo 4 – Gestão de mudança,
Módulo 5 – Dando e recebendo feedback,
Módulo 6 – Gestão da comunicação,
Módulo 7 – Liderando através da diplomacia e negociação
Módulo 8 – Criatividade e inovação nas organizações