Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PESQUISADORA NORTE-AMERICANA BUSCA ACERVO DOCUMENTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

A coordenadora de Gestão Documental do TRT6, Marcília Gama, recebeu na manhã desta terça-feira (02) a historiadora norte-americana Rebecca Herman, em visita ao Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco. Rebecca, que desenvolve pesquisa de campo no país para o curso de doutorado em História, na Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA), busca informações sobre a atuação da companhia de aviação Panair do Brasil nos estados das regiões Norte e Nordeste, na década de 1940, com base nas relações trabalhistas da empresa. Marcília Gama explicou à pesquisadora que grande parte do acervo documental da época foi destruído por um incêndio, na década de 1970, pouco restando dos processos que tramitaram no período na 6ª Região, então integrada por Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Rebecca Herman também não encontrou documentos na 21ª Região (Rio Grande do Norte), mas diz que deixa o Brasil feliz por haver encontrado, no TRT da 8ª Região (Belém) um acervo microfilmado da época. “Fiquei realmente emocionada com o achado”, conta a pesquisadora, que pretende retornar ao Brasil no próximo ano para novo trabalho de campo.

A pesquisa empreendida pela norte-americana promete lançar luz sobre um episódio histórico de repercussão internacional. Trata-se de investigação sobre a construção e reforma de aeroportos no Brasil e no Caribe, durante a 2ª Guerra, empreendidos pela Panair, subsidiária da americana Pan American Airways. Segundo a pesquisadora, a iniciativa, atrelada ao projeto nacionalista de desenvolvimento do país, encobria uma estratégia militar dos Estados Unidos, que precisava de “bases” informais nesses territórios. “O projeto de recuperação da memória da Justiça do Trabalho é muito recente, nasceu em 2004, mas é de importância histórica inquestionável, como mostra a pesquisa de Rebecca”, afirma Marcília Gama.