Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE DISCUTE AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), em fase final de conclusão de estudos, estiveram no centro da pauta de discussões travadas no encontro realizado, nesta quinta (07), entre as gestoras regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (PNPAT), desembargadoras Valéria Gondim e Dinah Figueirêdo, e as representantes do Serviço de Saúde e do setor de Recursos Humanos (SRH), deste Tribunal, respectivamente a médica Semíramis Rocha e Eliane Remígio. Uma comissão deverá ser constituída com o objetivo de melhor estudar esses documentos e desenvolver planejamento com vistas ao acompanhamento da questão de saúde ocupacional dos servidores, por meio de ações positivas e referenciais, mantendo, inclusive, a posição avançada deste Tribunal em relação aos demais do país.

Além disso, também esteve na pauta da reunião a aquisição de software para fins de compilação dos dados levantados pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

A realização de campanha de vacinação e a adoção de convênio, com vistas à redução do preço daquelas não fornecidas gratuitamente pelo sistema de saúde pública, a exemplo da vacina contra HPV, destinada aos servidores e dependentes, igualmente constou dos debates.

Desde 1996, o TRT6 adota providências relacionadas ao desenvolvimento de ambiente de trabalho saudável, porém o atual PPRA é o mais amplo estudo já realizado, contando com 50 volumes a avaliar. Prioridades serão definidas, ficando a análise primeira a cargo da médica do trabalho, Simone Aguiar.

A questão da saúde bucal foi enfocada pela odontóloga Malanie Torres, tendo, ainda, a fisioterapeuta Iana Gomes e a enfermeira Rejane Santana, auxiliado na apresentação de propostas sobre questões gerais relacionadas ao tema do ambiente laboral saudável.

Nessa trilha, observada a importância da palestra, que será realizada na próxima quarta (13), às 14h, na sala provisória de sessões do Pleno, no prédio-sede do Tribunal, sobre o HPV e necessidade de prevenção, a ser ministrada pela festejada médica Angelina Maia.