Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PROGRAMA TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA LEVA MAGISTRADOS A MAIS UMA ESCOLA

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Clovis Bevilaqua, no Hipódromo, recebeu na tarde desta terça-feira (19 de junho) a edição 2012 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. A instituição de ensino público foi a terceira das seis a receber, este ano, a visita de magistrados para uma aula sobre o funcionamento da Justiça, sobre os direitos e deveres do indivíduo na sociedade.

Sob a coordenação da juíza Carmem Richlin, titular da 2ª Vara Trabalhista do Cabo de Santo Agostinho, o programa, criado pela Anamatra, foi pioneiramente implantado em Pernambuco pela Amatra VI, em conjunto com a secretaria de Educação do Estado. Com o objetivo de divulgar as regras que regem as relações de trabalho e transmitir noções de ética e cidadania, o projeto é apoiado por outras entidades, a exemplo da OAB-PE e da AATP-PE.

Os juízes Luciana Conforti e José Adelmy Acioli, respectivamente presidente e vice-presidente da Amatra VI, participaram da visita, acompanhados dos juízes do trabalho Lígia Valois e Renato Farias, além do advogado e representante da OAB-PE, Jorge Dantas. O gestor da escola, Cláudio Geraldo Freire, acompanhou de perto toda a programação exibida pelos alunos da escola, a partir das aulas ministradas pelos professores, que funcionam como agentes multiplicadores do Programa TJC.

Produção e leitura de poemas, exibição de banners, apresentação de peças de teatro deram início à programação da tarde, que culminou com a interação entre estudantes e juízes, numa sessão de perguntas e respostas em que o objetivo é esclarecer dúvidas sobre os temas em questão. A juíza Carmem Richlin ressaltou que, além de levar informação aos estudantes, o Programa contribui para aproximar magistrados e jovens cidadãos.

No mês passado, outras duas instituições de ensino da rede pública estadual foram visitadas pelos magistrados – a EREM Clotilde de Oliveira, em Casa Amarela, e a EREM Oliveira Lima, na Boa Vista. Este ano, os encontros seguem até o mês de setembro. O Programa TJC já atendeu mais de 45 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, despertando mais de 20 mil alunos para os seus direitos e deveres de cidadãos e futuros trabalhadores.