Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT CONCEDE MEDALHAS A PERSONALIDADES NO PRÓXIMO DIA 17

O TRT6 condecora, no próximo dia 17 de maio, a partir das 16h, em Rose Beltrão Recepções, os agraciados com a medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário, e com a medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, categoria Mérito Funcional. A Medalha Conselheiro João Alfredo é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, tenham se destacado no seu campo de atuação ou hajam prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho da Sexta Região. Já a medalha Juiz Eurico de Castro, ex-presidente do Regional Pernambuco no período em que o Tribunal passou a integrar o Poder Judiciário, é concedida a magistrados e servidores que tenham implementado as condições para a aposentadoria voluntária, sem registro de punição funcional. O juiz que dá nome à comenda foi presidente do TRT6 e, sob sua direção, o órgão passou a integrar o Poder Judiciário Federal.

Oito personalidades receberão este ano a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário: o juiz da 1ª vara criminal do Recife, Abner Apolinário da Silva; o empresário Cyro Ferreira da Costa; o escritor Everardo Norões; a advogada Gilka Buril Weber; o juiz substituto e auxiliar da Corregedoria do 6º Regional, Gustavo Augusto Pires de Oliveira; o coronel médico do exército Francisco José Madeiro Monteiro; o juiz substituto do Tribunal Saulo Bosco Souza de Medeiros; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Sebastião Geraldo de Oliveira. Duas instituições foram agraciadas: o Hospital Militar de Área de Recife e o Serviço Social da Indústria – SESI. Recebem homenagem post mortem Hugo Gueiros Bernardes e o artista plástico Jessé Santos.

Já a lista de magistrados e servidores do TRT-PE que serão contemplados com a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, categoria Mérito Funcional, é a seguinte: o desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega; os auxiliares judiciários Ângela Ferreira dos Reis e José Fernandes da Silva; os técnicos judiciários Angélica dos Santos Batista, Dulcinéa Correa da Silva, Joandina Veloso de Melo, José Barbalho da Silva Filho, Manoel Francisco Neto, Maria de Fátima Tertuliano Chalegre, Maria Tereza Gondim Rozowykwiat e Paulo Nicolau Ely; os analistas judiciários Ivenes Lins Caldas, Leopoldina Luziane dos Santos Mendes, Luiza Maria Santos e Maria Cleomar Alencar Azevedo.

Comenda lembra Lei Áurea - A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira foi criada em agosto de 1987, na gestão do presidente do TRT6, juiz José Guedes Corrêa Gondim Filho. A iniciativa fez parte das comemorações do centenário da Abolição da Escravatura do Brasil, que aconteceria em 1988. A Justiça do Trabalho considera que a Abolição foi o marco mais importante nas mudanças de relações de trabalho no País. O nome da medalha, uma homenagem ao Conselheiro João Alfredo, foi escolhido como forma de reconhecimento do papel que desempenhou em relação “à redenção do homem e do seu trabalho na sociedade”. O Conselheiro foi um dos grandes estadistas brasileiros do Segundo Reinado, notabilizando-se durante o processo abolicionista, vez que, junto com a Princesa Isabel, foi signatário da Lei Áurea. Na trajetória de sua vida, teve grande destaque não só o lado político, como a preocupação com o Direito e a História.