Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT PERNAMBUCANO PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Corregedora do TRT-PE, Gisane Araújo, e juiz titular da VT de Igarassu, Ibrahim Alves

Com o objetivo de oferecer aos magistrados e servidores atividades voltadas para a educação ambiental, a Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental do TRT de Pernambuco, preparou uma programação para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A abertura será na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, com o lançamento de cursos à distância na área de Gestão Ambiental, abordando temas relativos a sistemas de gestão ambiental, resíduos sólidos, sustentabilidade e qualidade de vida. Os participantes dos cursos receberão certificados válidos para o adicional de qualificação. Todas as inscrições para qualquer dos eventos programados para a Semana de Meio Ambiente deverão ser feitas exclusivamente pela Internet através do blog: www.trt6socioambiental.blogspot.com.

Os cursos terão carga horária de 30 horas e serão disponibilizadas, no máximo, 20 vagas em cada curso. Os custos serão inteiramente assumidos pelo Tribunal e só terão direito ao custeio e ao adicional de qualificação os participantes que concluírem o curso para o qual se inscreveram. Para maiores informações sobre o processo de inscrição os interessados deverão procurar o servidor Renatto Marcello de Araújo Pinto através do telefone 32253496.

O conteúdo programático do curso de “Sistema e Gestão Ambiental” inclui conceitos, definições e termos ambientais; conceitos sobre o sistema de gestão ambiental;normas de gestão ambiental; norma ISSO série 14000; avaliação do desempenho ambiental e indicadores ambientais. A professora responsável será Susiane Lopes, especialista em Vigilância Sanitária e em Gestão Ambiental.

O curso de “Gestão de Resíduos Sólidos” ficará sob a responsabilidade da professora Fabiana Kalina Anacleto Salustiano da Silva, engenheira civil que atua na área de saneamento e saúde pública. Aborda a situação da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e em outros países; a legislação e aspectos econômicos e financeiros; a definição e classificação dos resíduos sólidos, seleção e descarte dos diferentes tipos de resíduos; gerenciamento dos resíduos, geração, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final.

Também fazem parte do currículo princípios de sustentabilidade aplicados ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (problemas, poluição ambiental, poluição visual e o surgimento de pragas urbanas transmissoras de doenças infecciosas, principais doenças decorrentes do acúmulo de resíduos sólidos, saúde pública e o processo de inclusão social, usinas de reciclagem como oportunidade de geração de renda e estudos de casos).

O curso de “Sustentabilidade e Qualidade de Vida”, tendo como professor Rodrigo Carlos Bonifácio de Souza, tratará dos temas: conceito teórico de desenvolvimento sustentável; desenvolvimento sustentável na ótica econômica atual; desenvolvimento sustentável e processos urbanos; Agenda 21 e a Carta da Terra como elementos norteadores para a qualidade de vida na atualidade; importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade atual; níveis de desenvolvimento mundial e métodos sustentáveis que proporcionam qualidade de vida.

No dia 5, às 14h, a professora Susiane Lopes, vai proferir uma palestra, na Sala de Sessões do Pleno do TRT-PE, a respeito de “Gestão Ambiental na Administração Pública”. No dia seguinte, a partir das 7h30 será comemorado o aniversário da Feira de Produtos Orgânicos do TRT6, com degustação de produtos, no estacionamento do edifício sede do Tribunal. Às 8h30 haverá uma visita ecológica ao Jardim Botânico do Recife e à exposição “Sementes da Mudança: a Carta da Terra e o Potencial Humano”. O retorno está previsto para o meio-dia.

Ao longo de toda a semana será levada adiante uma campanha relativa ao descarte adequado de medicamentos, com pontos de entrega localizados no edifício sede do Tribunal e no prédio da Sudene, onde funcionam as Varas Trabalhistas. Poderão ser entregues medicamentos dentro e fora dos prazos de validade.