Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO É TEMA DE CURSO PARA SERVIDORES

Trabalhar em equipe, eis um desafio. Foi pensando nisso que a Secretaria de Recursos Humanos do TRT-PE escolheu promover um curso de Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho, ministrado pelo instrutor Rossini Medeiros, graduado em Direito e especialista em Gestão de Equipes. Tendo por foco a concepção interacionista de desenvolvimento humano, o curso é direcionado para os servidores das Varas do Trabalho do Recife, distribuídos em 14 turmas estruturadas com 20 a 22 pessoas. A sexta dessas turmas se reuniu entre ontem e hoje – 3 e 4 de maio – para participar da etapa conceitual, que está acontecendo semanalmente na Escola Judicial, com carga horária de 16 horas.

Tipos de configuração de pessoas, estilos de comportamento, condicionantes de atitudes na construção de equipes são três componentes do conteúdo programático elaborado e oferecido pelo instrutor, na primeira etapa, a conceitual. A segunda, a parte prática, consiste no diagnóstico de clima organizacional, em que, conforme ressalta Rossini Medeiros, o objetivo é chegar a “propostas criadas e negociadas pelos próprios servidores, pois o curso contempla um projeto de ações decididas pelos próprios participantes para serem implantadas no ambiente de trabalho”. Após o término da primeira parte do curso, com todas as turmas, será iniciada a segunda etapa, individualizada por Vara Trabalhista. Serão 23 turmas e uma carga horária de 8 horas.

Com o curso, o TRT6 pretende proporcionar aos servidores a possibilidade de estabelecimento de vínculos mais sólidos entre as pessoas, de maior consciência acerca do próprio papel profissional na instituição, maior habilidade para lidar com conflitos na equipe e melhor compreensão de como se constrói uma equipe de alto desempenho. A partir de uma metodologia vivencial, Rossini Medeiros aposta no desenvolvimento de uma “consciência coletiva”, facilitadora da comunicação, da produtividade, de maior criatividade na resolução de problemas.

De acordo com a programação, a última das 14 turmas está escalada para assistir às aulas do curso nos dias 30 e 31 deste mês.