Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

EDIÇÃO 2012 DO PROGRAMA TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA COMEÇA VISITA A ESCOLAS

Juíza Carmen Richilin discute noções de direitos básicos com educadores e alunos

O Colégio Estadual Oliveira Lima foi escolhido para dar início à edição 2012 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, voltado para a divulgação das regras que regem as relações de trabalho e para a transmissão de noções acerca de cidadania e ética. Trata-se de uma iniciativa da Anamatra, tendo sido lançado pioneiramente em Pernambuco em 2005, pela Amatra VI em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. Conta também com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e já beneficiou mais de 20 mil estudantes.

Este ano seis escolas participarão do programa, que é encerrado ao final de cada ano letivo com a apresentação de filmes, peças de teatro, textos literários e demais manifestações culturais. Cada instituição de ensino escolhe a forma de expressar o que o foi assimilado pelos estudantes acerca dos temas abordados. A apresentação funciona como um concurso onde escolas e alunos têm seus trabalhos avaliados e premiados.

Na terça-feira (15), magistrados e professores reuniram os alunos da Escola Oliveira Lima para um primeiro contato onde esclareceram dúvidas relativas a diversos assuntos, respondendo a perguntas formuladas pelos estudantes. Duas meninas, através da encenação de um curto diálogo chamaram a atenção para a prática do trabalho infantil e puseram em debate a questão dos direitos das crianças e adolescentes.

Dirigindo-se ao público, a juíza Carmem Richilin explicou que o programa em questão pretende promover uma aproximação com a sociedade, jogando uma semente nas escolas para que, no futuro, as crianças e adolescentes sigam suas vidas profissionais introjetando conceitos importantes como os direitos e deveres que possuem como cidadãos.

A mesa foi composta pelos juízes trabalhistas Carmem Richilin (titular da 2ª Vara do Trabalho do Cabo de Santo Agostinho), Edmilson Alves (titular da 22ª Vara do Trabalho do Recife), Renato Vieira de Farias (juiz substituto), Cleide Cruz (juíza do trabalho aposentada), Lígia Valois (juíza do trabalho aposentada), pelo juiz da 1ª Vara Criminal do Recife, Abner Apolinário, pelos representantes da Secretaria de Educação Waldelmar Batista de Santana e Josemar Barbosa de Almeida e pela professora da Escola Oliveira Lima, Ana Paula Tenório.