Publicada em 25/10/2012 às 09h00
LISTA TRÍPLICE: Juizes Luciano Alexo, Graça Arruda e Sergio Torres
Após a votação, em sessão extraordinária, na segunda (22/10), de lista tríplice para indicação de desembargador que ocupará a vaga surgida com a aposentadoria de Josélia Morais da Costa, o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) escolheu os juízes José Luciano Alexo da Silva (5ª VT de Jaboatão), Maria das Graças Arruda França (VT de Carpina) e Sergio Torres Teixeira (2ª VT de Jaboatão) para concorrer à vaga que será ocupada por juiz de carreira, promoção por merecimento.
Quem são os juízes – No primeiro escrutínio, foi escolhido, com 14 votos, o juiz José Luciano Alexo da Silva. Tendo cursado direito na Universidade Católica de Pernambuco (1985), Luciano Alexo ingressou na magistratura trabalhista em 4 de abril de 1989. Antes disso, foi servidor e advogado da Chesf. Ocupou a titularidade das Varas do Trabalho de Palmares, Goiana, Vitória, 2ª de Jaboatão, 17ª, 1ª e 21ª VTs do Recife. É titular da 5ª VT de Jaboatão desde 30 de abril, quando a unidade judicial foi inaugurada. A primeira convocação para compor o Pleno do TRT6 aconteceu em 1997, atuando no gabinete do desembargador Gilvan Barreto. Este ano de 2012, integrou o Pleno de junho a julho, no gabinete da desembargadora Dinah Figueiredo. Esteve, ainda, atuando anteriormente no gabinete das desembargadoras Eneida Melo e Gisane Barbosa de Araújo.
Em segundo escrutínio, com 14 votos foi escolhido o nome de Maria das Graças de Arruda França, juíza do trabalho no Regional pernambucano desde 9 de junho de 1988. Foi titular das Varas Trabalhistas de São Miguel dos Campos (Alagoas), Petrolina, Surubim e da 3ª VT de Caruaru. Tendo cursado direito na Universidade Católica de Pernambuco (1985), é titular da VT de Carpina desde julho deste ano. Passou a ser convocada a integrar o Pleno do TRT a partir de junho de 2006, inicialmente no gabinete da desembargadora Dione Furtado e, ainda, no gabinete do desembargador Acácio Caldeira. Entre agosto e setembro de 2012, esteve atuando no gabinete do desembargador Ivanildo Andrade.
No terceiro escrutínio, Sergio Torres Teixeira foi o escolhido, com 13 votos. Com graduação em direito, pela Universidade Católica de Pernambuco (1990), Sergio Torres ingressa na magistratura trabalhista em 14 de outubro de 1991, no TRT de Minas Gerais, e a partir de 10 de janeiro de 1992 passa a atuar no TRT-PE, após redistribuição. Foi titular das Varas Trabalhistas de Palmares e Cabo de Santo Agostinho, e a partir de abril de 1997 ocupa a titularidade da 2ª VT de Jaboatão. A primeira convocação para compor o Pleno do TRT aconteceu em 2000. Neste ano de 2012, está atuando no Pleno desde julho. Doutor em Direito pela UFPE (2004), Sergio Torres atua como professor na mesma instituição.
Após esta votação, a lista tríplice segue para a Presidência da República nomear o novo desembargador, a fim de completar a composição da Segunda Instância do TRT-PE, constituída por 19 membros.
Os três magistrados eleitos para comporem a lista tríplice integravam uma relação formada por doze juízes que se habilitaram ao processo de promoção.