Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRIBUNAIS DO NORDESTE REALIZAM ENCONTRO PARA VALORIZAÇÃO DOS MAGISTRADOS

Com a promoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está sendo realizado nesta segunda-feira (01/10), na sede do TRF5, no Recife, o Encontro Regional Nordeste do Programa Valorização dos Magistrados: Juiz Valorizado, Justiça Completa.

Juízes e desembargadores dos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Alagoas discutem os principais problemas que afetam os membros da magistratura.

Compuseram a mesa o presidente do TRT-PE, desembargador André Genn, o presidente do TJ-PE, desembargador Jovaldo Nunes, do presidente do TRF5, desembargador Paulo Roberto de Oliveira, e os conselheiros do CNJ José Lúcio Munhoz, Jefferson Luis Kravchychyn, Emannoel Campelo e Gilberto Valente.

Após a abertura oficial, o conselheiro Lúcio Munhoz fez a apresentação do programa, destacando as dificuldades por que passam os magistrados, tais como sobrecarga de trabalho, ameaça à integridade física e comunicação do com a sociedade. Informou o conselheiro que é urgente e necessária a valorização do juiz para reversão de tendências como desinteresse de talentosos conhecedores do direito pela carreira da magistratura, haja vista que ultimamente 16 juízes pediram exoneração para seguirem outras carreiras e os dois primeiros colocados no concurso para juiz federal no Rio de Janeiro fizeram opção por outra atividade. Ressaltou Lúcio Munhoz que o Judiciário necessita mostrar aos cidadãos o volume espantoso de processos que julga. “A Justiça precisa chegar à imprensa e dizer à sociedade que produz 42 sentenças por minuto”, declarou.

Na sequência, durante a manhã, foram abordados quatro temas: Mecanismo de suporte e apoio ao trabalho judicial, Formação ética e teórico-prática dos magistrados e os fins da Justiça, A visão do Judiciário e a figura pública do magistrado pela sociedade e, por último, Comunicação dos tribunais e magistrados com a sociedade.

Ficou a tarde reservada aos trabalhos por grupos específicos e à elaboração de sugestões.

Ao lado do presidente do TRT-PE, desembargador André Genn, participaram do encontro a corregedora, desembargadora Gisane Araújo, o diretor da Escola Judicial do TRT-PE (EJ6), desembargador Pedro Paulo Nóbrega, o coordenador da EJ6, juiz Agenor Pereira, o juiz auxiliar da Presidência, Virgínio Benevides, o juiz auxiliar da Corregedoria, Gustavo Pires de Oliveira, e o juiz ouvidor, Guilherme Mendonça.

A juíza Luciana Conforti, presidente da Amatra VI, representou a entidade de magistrados trabalhistas da Sexta Região. O encontro tem o apoio da AMB, Anamatra e Ajufe.