Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

INAUGURADO O FÓRUM TRABALHISTA DE IGARASSU, O PRIMEIRO A RECEBER PJE DE 1ª INSTÂNCIA

O TRT-PE entregou nesta terça-feira, 11, às 15h, em solenidade dirigida pelo presidente, desembargador André Genn, as instalações físicas das 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Igarassu, fórum trabalhista que será o primeiro a receber o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em Pernambuco. Na ocasião, foi ainda inaugurada a 2ª VT daquela cidade, a qual, no âmbito do TRT-PE, será a primeira a funcionar exclusivamente com o PJe. A 1ª VT também passará a receber os novos processos exclusivamente conforme o referido sistema eletrônico, a ser implantado na próxima terça-feira, 18 de setembro, em cerimônia no Pleno do TRT, dirigida pelo presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, e pelo presidente do Regional. Com a inauguração da nova unidade trabalhista, será possível desafogar a movimentação processual de uma das mais sobrecarregadas VTs pernambucanas – a 1ª VT de Igarassu, que no ano passado recebeu 2.103 ações e, somente este ano, de janeiro a julho, recebeu 1.230 processos. O novo fórum trabalhista fica localizado na BR 101 Norte, Km 27, distrito industrial.

O titular da 2ª VT, juiz Fernando Cabral de Andrade Filho, ressaltou em discurso a economia de tempo e trabalho que decorrerá da implantação do PJe, mudando a vida, os costumes. O presidente do TRT-PE, desembargador André Genn, chamou a atenção para as três grandes metas atingidas com o evento – a inauguração da 2ª VT, a mudança do fórum trabalhista, a implantação do PJe – salientando, ainda, que esta automação das atividades burocráticas resultará na maior democratização do acesso à Justiça de que se tem notícia. André Genn também fez questão de agradecer publicamente, durante o discurso de inauguração, o empenho dos deputados federais Edgar Moury Fernandes, Pedro Eugênio e Gonzaga Patriota e do senador Humberto Costa na aprovação da Lei 12.476/11, de setembro de 2011, que assegurou a criação de nove Varas Trabalhistas para o Regional, três das quais já foram inauguradas neste ano de 2012: além da 2ª VT de Igarassu, a 3ª VT de Ipojuca e a 5ª VT de Jaboatão.

Acompanhando a solenidade de inauguração, ao lado do presidente do TRT-PE, a vice-presidente, desembargadora Maria Helena Pinho; a corregedora do Regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo; o ouvidor do TRT-PE e titular da VT de Catende, juiz Guilherme Mendonça; os desembargadores Valéria Gondim Sampaio, Valdir Carvalho, Clara Saboya, Nise Pedroso, Ruy Salathiel; o procurador-chefe da PRT-PE Fábio Farias; o presidente da OAB, subsecção de Paulista, José Araújo Costa; o titular da 1ª VT de Igarassu, juiz Ibrahim Alves; o titular da 2ª VT, juiz Fernando Cabral de Andrade Filho; o vice-presidente da Amatra6, juiz André Luiz Machado; o presidente da AATP-PE, advogado Marcondes Oliveira, entre outras autoridades.