Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

MEMORIAL DA JT CELEBRA PRIMAVERA DOS MUSEUS COM PROGRAMAÇÃO VARIADA

O Memorial da Justiça do Trabalho (TRT-PE) promove, de 24 a 28 de setembro, programação comemorativa à Sexta Primavera dos Museus, sob o tema “canavial: narrativas simbólicas do trabalho”. O evento terá palestras, roda de diálogo, exposição de fotografias, exibição de filmes e apresentação de mestres de coco.

Na segunda-feira, 24, a partir das 14 horas, fará a abertura a museóloga do TJPE, Gabriela Severien, ministrando conferência sobre a função social dos museus. Em seguida, Vera Acioli, responsável pela pesquisa desenvolvida na pós-graduação de história da UFPE com os processos trabalhistas do TRT-PE, falará sobre o universo laboral do trabalhador da cana em Pernambuco.

Além das palestrantes, há dois convidados: Fábio Lima, representante do Minc Regional Nordeste, e Teca Carlos, assessora da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), representando a Fundarpe. A mediação dos debates ficará a cargo de Marcília Gama, responsável pelo evento e coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT6.

Durante a semana, entre a segunda e a quinta (24 a 27), sempre a partir das 14 horas, haverá uma mostra de curtas sobre o nordeste açucareiro e exposição iconográfica sob o mesmo tema do evento, retratando atividades laborais relacionadas à zona canavieira.

Na sexta-feira, 28, também às 14 horas, os mestres Zé Negão e Zé Maria, integrantes do grupo Laia (Laboratório de Intervenção Artística), participam de uma roda de diálogo, sob a mediação de Hildo Leal da Rosa, historiador e curador do Memorial Mãe Biu Nação Xambá. Finalizando a programação, os participantes do evento serão brindados com apresentação dos dois mestres coquistas.