Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

JUÍZES DISCUTEM CIDADANIA E DIREITOS BÁSICOS COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido em Pernambuco pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI), iniciou o ciclo de visitas dos juízes voluntários às escolas públicas. No primeiro semestre, professores e gestores das escolas atendidas foram capacitados como multiplicadores, com a missão de abordar com os alunos os temas de direito, ética e cidadania, assuntos estes considerados transversais, uma vez que podem ser encontrados em todas as disciplinas curriculares.

Aluna Suzane Carolina e mesa de convidados / Foto: Stela Maris


A Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM) abriu o segundo ciclo, com apresentações artísticas dos estudantes sobre Direito do Trabalho, como foi o caso de Marco Aurélio, do 2º ano, que fez uma crítica à exploração do trabalhador, por meio de uma letra de rap de sua autoria. Posteriormente houve o momento “tira dúvidas”, em que os alunos quiseram saber mais sobre o assunto, a exemplo da estudante Karla Godoy, que questionou sobre os direitos da empregada que enfrenta uma gravidez de risco.  A resposta veio da juíza aposentada Cleide Moreira, que compunha a mesa dos convidados juntamente com o juiz André Luiz Machado, presidente da AMATRA VI; a juíza Carmen Richlin, coordenadora do programa; o juiz do TJPE Abner Apolinário e a juíza aposentada do TRT-PE Lígia Valois.

Aluna Karla Godoy / Foto: Stela Maris



O caráter lúdico da transmissão do conhecimento também está presente na cartilha-acidentes.pdf, produzida pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e distribuída regularmente nas escolas.

Desde 2005, o programa contribui para formação ética e para aproximação do Judiciário com a sociedade: “queremos formar cidadãos plenos, conscientes de direitos e deveres”, falou a coordenadora do programa, a juíza Carmen Richlin. Formação essa que já foi ministrada a mais de 36 mil alunos e 4 mil professores.