Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PRESIDENTE DO TRT-PE PRESTIGIA 191 ANOS DO TJ-PE

​Foto: Elysangela Freitas

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, esteve no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), na tarde desta segunda-feira, 12, para homenagear as celebrações do aniversário do TJ, que amanhã (13/08) completa 191 anos. Para comemorar quase dois séculos de existência, o Tribunal de Justiça realizou hoje, na Sala de Sessões Des. Antônio de Brito Alves, um Ciclo de Palestras voltadas a estudantes e profissionais do Direito.

O evento foi inaugurado com uma impecável performance do Hino Nacional pelo Quinteto de Cordas Orquestra Criança Cidadã, um projeto de grande alcance social que atende crianças carentes do bairro do Coque, formando jovens músicos. O quinteto também tocou "Por Una Cabeza", de Carlos Gardel e "Carinhoso", de Pixinguinha.

Abrindo a solenidade, o desembargador Jovaldo Nunes Gomes, presidente do TJ, expressou sua insatisfação em relação a uma prestação judiciária tardia: "Essa angústia é compartilhada por todos nós, que fazemos o Judiciário. É inconcebível uma demora de quatro, cinco, seis anos para resolver um processo. É com essa intenção que celebramos esses 191 anos: encurtar o tempo da prestação jurisdicional".

Durante a tarde, temas jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça, como indenização por dano moral e questões relacionadas à proteção ao Meio Ambiente foram discutidos nas palestras presididas pelo ministro Og Marques Fernandes (STJ) e pelo desembargador Jones Figueiredo Alves, Decano do TJPE. Também foi abordado um assunto em constante evidência no meio jurídico: o Novo Código de Processo Civil.

No final da programação, foi outorgado o "Grão Colar de Alta Distinção" da Medalha do Mérito Judiciário "Des. Joaquim Nunes Machado" aos Ministros Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal) e Paulo de Tarso Sanseverino (STJ).

Muitas autoridades prestigiaram o ciclo de palestras na sala de sessões do Pleno do TJ, dentre as quais o vice-presidente do TRT-PE, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, e os desembargadores Valdir Carvalho, Maria Clara Saboya e Ruy Salathiel.

​Foto: Elysangela Freitas